Destaque Novidades Serviço

Os itens alterados no veículo que podem causar acidentes; veja lista

Faróis de xenônio e forros de bancos são uns dos exemplos
Crash Test Volkswagen Fox (divulgação)

Um estudo recente do CESVI – Centro de Experimentação e Segurança Viária – levantou quais sãos os itens que se alterados nos veículos podem causar danos graves aos passageiros e pedestres em casos de acidentes.

Ainda segundo o órgão, qualquer mudança ou alteração drástica deve ser avaliada por um órgão competente e, principalmente, devem estar dentro da lei. Confira agora quais os itens que se alterados no seu veículo podem trazer consequências graves em casos de acidentes graves:

  • Posso trocar os forros dos bancos – traseiros e dianteiros?

A princípio, não existe um impeditivo claro para realização dessa troca, desde que se leve em consideração os airbags laterais dos bancos, que geralmente estão presentes nos encostos dos bancos dianteiros.

Bancos Fiat 500 (divulgação)

Vale lembrar que a área de abertura não pode ser encoberta, por isso, certifique-se de que o serviço esteja de acordo com os padrões estabelecidos e adotados pela montadora. Também não se deve utilizar capas em veículos que tem airbags laterais.

  • Capa massageadora, é permitido?

Item muito comum utilizado por taxistas e motoristas de aplicativos, a capa massageadora proporciona uma sensação de bem-estar ao ativar a circulação sanguínea, promovendo maior conforto. Porém, esse item também pode alterar a sensibilidade do condutor, diminuindo sua percepção quanto ao desempenho do carro.

Bancos (divulgação)
  • Porta celulares e carregadores, são permitidos dentro do veículo?

O uso de smartphones em suportes ou carregadores de smartphone deve ser avaliado com cautela. Tanto um quanto o outro acessório não deve obstruir a visão do motorista em curvas e não deve ficar em locais onde fica indicada a sigla “airbag”, já que no caso de colisão e acionamento das bolsas infláveis, esses objetos serão arremessados com o dobro de força do impacto contra o motorista e passageiros.

Volkswagen Polo (divulgação)
  • Posso rebaixar meu carro?

O ideal é que todo e qualquer tipo de alteração que envolve a estrutura do veículo atenda as normas do CONTRAN – na resolução 479/2014. Qualquer modificação que esteja fora desses parâmetros exigidos por lei podem render apreensão do veículo e baixa na carteira de motorista. Fora que quanto mais baixo, mais fácil será de danificar a suspensão e a dirigibilidade do seu veículo.

Carros Rebaixados (divulgação)
  • Posso colocar faróis de xênonio no meu carro?

Segundo a resolução 667/17 do CONTRAN, a substituição de lentes originais do veículo por outras são passíveis de multa e até  a apreensão do veículo. Além do fato das luzes de xênonio serem mais fortes do que as luzes convencionais, elas ainda podem causar ofuscamento na visão do motorista que estiver no lado oposto, o que pode acabar resultando em acidentes graves.

BMW 330i M Sport (divulgação)

Veja mais:

>> Veja como usar os patinetes elétricos da melhor maneira

>> Segurança para crianças: cadeirinha é essencial no carro

>> A importância do controle eletrônico de estabilidade

Sobre o autor

Kleber Silva

Kleber Silva

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva