Curiosidades Destaque

Mais peruas de carros vendidos no Brasil, mas que nunca tivemos

Sabia que Cruze, Vectra, Fluence, 308 e Focus tiveram peruas? O mais triste disso tudo é que nenhuma veio para o Brasil
Chevrolet Cruze SW foi uma das peruas que nunca tivemos no Brasil [divulgação]
Chevrolet Cruze SW foi uma das peruas que nunca tivemos no Brasil [divulgação]

Atendendo a pedidos dos leitores do Auto+ nas nossas redes sociais, a lista das peruas que nunca vieram para o Brasil, apesar de derivarem de carros vendidos aqui, ganhou uma parte dois.

Enquanto a primeira lista trazia uma variedade de peruas de tamanho compacto ao grande, essa segunda se concentra nos modelos médios. Lá na Europa esse segmento ainda é bastante forte, como prova a grande quantidade de modelos vendidos aqui no Brasil em forma de sedã ou hatch e que teve uma versão wagon.

Chevrolet Vectra

A exceção da primeira geração do Vectra, todas as demais tiveram companhia das peruas. Isso se repetiu com o Astra. Mas as versões Chevrolet vieram para o Brasil? Nunca. Para a lista selecionamos a última geração do Chevrolet Vectra brasileiro, que nada mais era que a terceira geração do Opel Astra.

A perua tinha traseira elegante, com tampa traseira generosa e o mesmo friso cromado que ligava as lanternas no hatch e no sedã. Já imaginou se por uma loucura a Chevrolet tivesse feito essa belíssima derivada com motor 2.4 que fez a fama do Vectra Elite?

Ford Focus Turnier

Enquanto a Ford deu ao Escort a chance de ter uma perua somente na última geração, o Focus jamais teve sua companheira familiar aqui no Brasil. Todas as gerações do médio da Ford, sem exceção, tiveram versão perua. Nós, por outro lado, ficamos somente com sedã e hatch.

Para deixar os brasileiros ainda mais tristes, a última geração do Focus vendida no Brasil contava com uma versão perua esportiva. Sim, a Focus ST Turnier era mais rápida que qualquer Focus já vendida no Brasil com motor 2.0 turbo de 250 cv.

Peugeot 308 SW

A Peugeot sempre investiu forte nas peruas aqui no Brasil. Os médios 306 e 307 tiveram companhia de suas wagons importadas, enquanto a 206 SW era feita aqui no nosso país. Mas quando o 308 chegou, nada.

Enquanto os europeus nunca receberam o sedã 408, nós só pudemos ver a 308 SW por fotos. Ela não é tão harmônica quanto a 307 SW e nem tem as mesmas soluções inspiradas em minivans. Mas ainda assim é uma bela perua. Já pensou uma versão 1.6 THP?

Renault Mégane Grand Tour

Quando a Renault resolveu separar o sedã do Mégane como Fluence, a marca desistiu do segmento de peruas aqui no Brasil. A Mégane Grand Tour evoluiu e mais esportiva que o modelo que foi vendido no nosso país por uns bons anos até ser aposentada pelo Duster.

Tal qual acontece com a atual perua do Corolla, a Mégane Grand Tour da geração do Fluence tinha dianteira diferente. Era a mesma do hatch, enquanto o interior de ambos era idêntico. Hoje em dia o Mégane Sedan tomou o lugar do Fluence e a perua ficou ainda mais bonita.

Chevrolet Cruze SW

Projeto global, o Chevrolet Cruze foi um dos raros casos de carros da gravata dourada vendidos na Europa. Não deu certo e a Chevrolet desapareceu rapidinho de lá. Mas isso não impediu o Cruze de ter a versão mais europeia de todas: uma perua.

A Chevrolet Cruze SW tinha para-choque dianteiro diferente do modelo brasileiro e traseira com elementos do hatch. Tinha o maior porta-malas da família e um visual bastante esportivo para a categoria. Uma pena que nunca chegou nas Américas.

>>Peruas derivadas de carros vendidos no Brasil, mas que nunca tivemos

>>Volvo V60 sai de linha no Brasil e mais uma perua morre

>>VW Passat Variant é carro mais vendido da Alemanha e peruas dominam

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar