Curiosidades Destaque

Peruas derivadas de carros vendidos no Brasil, mas que nunca tivemos

Um dia o Brasil já foi um país povoado pelas peruas, mas hoje as marcas não se esforçam para trazer as derivadas de carros já vendidos aqui
Ford Mondeo Turnier é a versão perua do Fusion [divulgação] peruas
Ford Mondeo Turnier é a versão perua do Fusion [divulgação]

O ano de 2020 foi cruel para as peruas. Já enfraquecidas pelos SUVs, elas perderam duas representantes de peso. A Fiat Weekend, última perua brasileira morreu no começo do ano, já a belíssima Volvo V60 saiu sem dizer adeus.

Enquanto as versões peruas de sedãs médios alemães como BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C são mais conhecidas, reunimos aqui as station wagons que provavelmente você não conhecia.

Ford Mondeo Turnier [divulgação]
Ford Mondeo Turnier [divulgação]

Ford Fusion / Ford Mondeo Turnier

Tecnicamente o Ford Fusion nunca teve uma versão perua. Mas seu irmão gêmeo europeu sim. Se você escondesse o nome, a Ford Mondeo Touriner era visualmente uma perua Fusion. Variante mais vendida da família Mondeo, ela tem estilo elegante e esportivo, com traseira praticamente idêntica à do sedã.

Enquanto no Brasil o Fusion era oferecido com motores 2.5 flex, 2.0 turbo e 2.0 híbrido, lá na Europa a perua tem à disposição até um 1.0 três cilindros turbo. Conta ainda com motores turbo 1.5 e 2.0, além de algumas opções diesel e o 2.0 híbrido.

Toyota Corolla Touring Sports

Saudosos da Toyota Corolla Fielder sentem falta de uma perua japonesa há muitos anos. Mas, lá na Europa ela ainda está vivinha. E não somente isso, é o Corolla mais vendido do Velho Continente, sendo preterida no lugar do sedã e do hatch.

Esportiva, a Corolla Touring Sports tem a mesma dianteira do hatch, menos careta que a do sedã brasileiro e carroceria musculosa. Como sempre, o destaque vai para o conjunto híbrido, que lá conta com duas variantes. O mais pacato 1.8 igual ao usado no Brasil e um 2.0 híbrido com dois motores elétricos e pegada esportiva.

Renault Logan MCV

Dentre todas as peruas da lista, essa foi a que mais passou perto do nosso mercado. A Renault chegou a cogitar a Logan MCV no Brasil e trouxe algumas unidades para teste. Mas o visual horroroso da primeira geração, que era quase uma van, e o sucesso do Duster desanimaram a marca francesa.

O que gostaríamos, de verdade, era ver a segunda geração da perua Logan. Agora com teto mais baixo e perfil mais esportivo, ela é mais bonita que o Sandero e que o Logan. De quebra ainda tem versão Stepway que poderia saciar a predileção pelos SUVs que o brasileiro tem.

Honda Fit Shuttle

Considerado como uma minivan no Brasil, o Honda Fit na verdade é um hatch com pegada familiar. Mas lá no Japão a Honda elevou essa característica a um novo nível com uma perua. A Fit Shuttle manteve esse nome somente entre 2011 e 2015 na variante derivada da segunda geração do Fit.

Quando o terceiro e atual Fit chegou, a Honda emancipou a perua. Passou a ser chamada somente de Honda Shuttle e ganhou uma dianteira modificada em relação ao Fit. Não é tão drástica a mudança quanto no WR-V, mas faróis e para-choque são completamente diferentes.

Volkswagen Golf Variant MK4

A história da Volkswagen Golf Variant no Brasil é bastante bagunçada. Enquanto o hatch esteve presente no nosso país apenas na terceira, quarta e sétima geração, a perua veio justamente nas gerações que o hatch faltou: quinta e sexta. Mas o nome era Jetta Variant para disfarçar um pouco.

Um dos pontos mais interessantes da quarta geração da perua do Golf é que ela era vendida com dois nomes e duas dianteiras diferentes. A traseira era idêntica nos dois casos, mas Golf Variant e Bora Variant utilizavam a frente dos respectivos modelos dos quais a primeira parte de seus nomes era herdada.

Hyundai i30 Tourer

O Brasil teve sim uma perua do Hyundai i30, mas apenas da primeira geração. Chamada de i30 CW, ela se tornou bastante popular em uma época em que Mégane Grand Tour e Corolla Fielder dominavam o segmento.

Mas quando a segunda geração chegou, a Hyundai CAOA desistiu da perua por aqui, que mudou de nome para i30 Tourer lá fora. Se nessa época o i30 e o HB20 eram muito parecidos, a perua deixava isso ainda mais evidente pois suas lanternas traseiras tinham desenho praticamente idêntico ao do sedã HB20S.

>>Peruas têm metade das vendas de Corolla, Logan e Classe C na Europa

>>Como os SUVs mataram hatches médios e minivans no Brasil

>>Volvo V60 sai de linha no Brasil e mais uma perua morre

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva