Destaque Novidades Serviço

Pesquisa aponta que 50% dos brasileiros usam celular ao volante

Motoristas entre 18 e 21 anos representam o maior percentual
Usar celular ao volante rende multa de 7 pontos na CNH e multa (reprodução)

Mesmo com os riscos já serem bem conhecidos pelos motoristas e ser enquadrado como infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (são 7 pontos na CNH e multa de R$ 293,47), o mal hábito de usar o celular enquanto dirige ainda é uma realidade comum a motoristas brasileiros. A prova disso foi a pesquisa realizada pela Artemis (companhia do setor de concessões de rodovia), que apontou que 51,9% dos motoristas brasileiros admitem dirigir com celular em mãos, ainda que “raramente”.

Segundo o órgão, a pesquisa foi feita com 2.686 motoristas das cinco regiões do Brasil. Entre os condutores que cometem a infração, o estudo revelou que o percentual mais expressivo é por parte de motoristas com idade entre 18 e 21 anos, da região sudeste do país.

Os participantes responderam a perguntas sobre seu comportamento no trânsito, todas elaboradas em quatro eixos de análise: uso do cinto de segurança, direção depois do consumo de bebida alcoólica, desrespeito aos limites de velocidade e uso do celular ao volante.

Para se ter ideia do perigo de dirigir e usar o celular, basta alguns segundos de distração digitando o número de telefone ou mensagem, por exemplo, a uma velocidade de cerca de 100 km/h, para o motorista percorrer totalmente às cegas uma distância equivalente a quatro campos de futebol. Essa, entre outras atitudes ao volante, resulta numa conta dramática: a cada hora, 140 pessoas perdem a vida no trânsito, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Infelizmente, a pesquisa indica que os motoristas brasileiros, mesmo cientes da legislação e do perigo, ignoram essa possibilidade e seguem adotando comportamentos de risco”, afirma Elvis Granzotti, gerente de Operações da Arteris.

Veja mais:

>> Pedestres e ciclistas agora poderão ser multados

>> Multa agora pode ser paga por cartão de crédito ou débito

>> Projeto de lei pode proibir estepe temporário

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Instagram

Jocar