Destaque

Peugeot 208 consegue 2 estrelas no Latin NCAP

Enquanto o primo Fiat Argo zerou no teste do Latin NCAP, Peugeot 208 conquista duas estrelas na última rodada de crash-tests de 2021

Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]

Antes do ano se encerrar, o Latin NCAP divulgou uma nova rodada de testes. Nessa nova fase, foram testados o hatch compacto argentino Peugeot 208 e o Hyundai Tucson diferente do que é vendido no Brasil. O caso do Hyundai é bizarro pois se trata de um modelo mais atual que o nosso, mas que zerou nos testes.

Apesar de ser da mesma geração do Hyundai produzido no Brasil, o Tucson testado pelo Latin NCAP já tinha sido reestilizado e importado da Coreia do Sul. A nova geração era programada para chegar somente em dois anos na América Latina, mas já desembarcou em alguns países latinos. O Latin NCAP ofereceu fazer teste com o novo modelo, mas a Hyundai recusou.

Como não é um modelo vendido no Brasil, vamos nos concentrar especificamente no Peugeot 208. Esse sim, comercializado em nosso país. A unidade testada foi produzida na Argentina, ou seja, é o carro que é vendido em todos os países do sul das Américas. Para ele, o Latin NCAP deu apenas duas estrelas.

Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]

Leão duas estrelas

Segundo o Latin NCAP, o Peugeot 208 conseguiu performar relativamente bem nos testes. O compacto atingiu 51,53% em proteção de adultos, 54,92% em proteção de crianças, 54,13% em proteção de pedestres e 55,81% em sistemas de segurança.

No impacto frontal, o Peugeot 208 apresentou comportamento estrutural estável e boa proteção, assim como no impacto lateral. Já a proteção para pedestres foi considerada apenas aceitável, sendo a falta de frenagem autônoma com reconhecimento de pedestres a grande crítica do Latin NCAP.

Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
O que fez o Peugeot perder notas foi a proteção infantil abaixo do esperado. O Latin NCAP disse que a pontuação foi baixa devido a falta de interruptor para desligar o airbag do passageiro. Além disso, a geometria do cinto de segurança e do assento foi apontada como problemática.

Ações foram tomadas pela Peugeot para melhorar este cenário, segundo o Latin NCAP. Mudanças na cor que sinaliza quando o bloqueio do encosto está mal engatado e o sistema de encosto traseiro revisado estão entre elas.

Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
Peugeot 208 Latin NCAP [divulgação]
Como sempre, o órgão foi enfático e duro em suas declarações. Alejando Furas, secretário geral do Latin NCAP disse que “surpreendente que uma plataforma global como a do 208 tenha eliminado equipamentos de segurança importantes de sua versão original como os airbags laterais para a cabeça. O Latin NCAP incentiva a Peugeot a atualizar o veículo mais rápido possível e então reavaliar para demonstrar seus benefícios aos consumidores”.

>>Peugeot 208 vende mais que o Fiat Mobi em novembro

>>Peugeot só terá carros elétricos a partir de 2030, mas com exceções

>>Fiat Argo e Cronos zeram no Latin NCAP, já o VW Taos ganha 5 estrelas