Destaque Mercado

Peugeot 208 vende mais que Argo, Onix e City Hatch em junho

Reforço da nova versão 1.0 quase colocou o Peugeot 208 entre os carros mais vendidos do Brasil, enquanto isso, VW Gol surpreende
Peugeot 208 Griffe [Auto+ / João Brigato]
Peugeot 208 Griffe [Auto+ / João Brigato]

Há tempos o segmento de hatches compactos não via uma reviravolta como a que aconteceu em junho. A exceção de Toyota Yaris, Honda City Hatch e Renault Sandero, os três hatches menos vendidos do top 10, todos os demais modelos se movimentaram no ranking. Mas o grande destaque vai para o Peugeot 208 e para o Volkswagen Gol.

Ainda que o hatch compacto francês tenha subido somente uma posição de maio para junho, ele dobrou o volume de vendas. Some isso à queda de seus rivais por conta da crise dos semicondutores e o Peugeot 208 conseguiu um feito histórico: vendeu mais que o Fiat Argo, que o ex-líder Chevrolet Onix e quase encostou no Fiat Mobi, segundo dados da Fenabrave.

Faltou pouco para que o Peugeot 208 e o Fiat Mobi pudessem entrar para o ranking dos carros mais vendidos do Brasil. Já a situação do Volkswagen Gol é histórica. Desde que foi atropelado pelo Fiat Palio e depois pelo Chevrolet Onix, ele nunca mais voltou a ser o carro mais vendido do Brasil e muito menos o hatch compacto campeão de mercado.

Volkswagen Gol [divulgação]
Mas não foi o que ocorreu em junho: saltando da terceira posição em maio, ele foi direto para as cabeças e com uma larga vantagem. O Hyundai HB20 quase rompeu a barreira de 8 mil unidades comercializadas, enquanto o Gol ficou perto das 9,5 mil. Acima dele independentemente da categoria, só a Fiat Strada conseguiu ficar.

Apesar da Stellantis comemorar com o 208 e a Volkswagen com o Gol, outros lados da moeda dessas marcas se preocupam. A Fiat viu o Mobi escorregar da segunda posição para a quarta, enquanto o Argo caiu de quinto para sétimo. Já o Polo segue fora do top 10 com vendas fracas por conta da fábrica paralisada em virtude da crise dos semicondutores (não por causa da propaganda que muitos insistem em ainda fazer piadas de mau gosto).

Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo S-Design [Auto+ / João Brigato]

Hatches mais vendidos do Brasil em junho

  1. Volkswagen Gol – 9.435 unidades
  2. Hyundai HB20 – 7.938 unidades
  3. Renault Kwid – 5.043 unidades
  4. Fiat Mobi – 4.725 unidades
  5. Peugeot 208 – 4.349 unidades
  6. Chevrolet Onix – 3.949 unidades
  7. Fiat Argo – 3.097 unidades
  8. Toyota Yaris – 2.239 unidades
  9. Honda City Hatch – 1.564 unidades
  10. Renault Sandero – 1.062 unidades

>>Honda City Hatch quer donos de Cruze Sport6 e Onix para si | Avaliação

>>Peugeot e-208 custa 2 vezes um 208, mas é o dobro de carro | Avaliação

>>Toyota Yaris 2023: melhor hatch que você compraria em 2012 | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva