Vendas e Preços

Peugeot 208 se aproxima de tirar liderança do VW Golf na Europa

Primeiro semestre de 2021 mostra força da Stellantis com Peugeot 208, 2008, Citroën C3, Fiat 500 e Opel Corsa entre mais vendidos

Peugeot 208 [divulgação]
Peugeot 208 [divulgação]

Aos poucos o mercado europeu está se recuperando, mas com mudanças fortes entre os modelos mais vendidos. O Volkswagen Golf continua a dominar o continente, mas cada vez mais vê o Peugeot 208 ameaçar sua liderança de décadas. Stellantis segue forte com metade do ranking dos modelos mais vendidos.

Segundo dados fornecidos pelo Car Industry Analysis, o Volkswagen Golf cresceu 5% nas vendas em relação ao ano passado. Em contrapartida, o Peugeot 208 teve crescimento de 33%, o que fez com que ele se aproximasse do hatch médio. Perigosamente perto também está o Toyota Yaris, com crescimento de 51% em um ano.

A Stellantis ainda comemora com o Opel Corsa crescendo 36% em 2021 e abocanhando o quinto lugar no ranking. Ele é acompanhado pelo primo Peugeot 2008, o SUV mais vendido da Europa, com o dobro de unidades emplacadas em relação ao mesmo período do ano passado. É dele o maior crescimento do top 10.

carros importados
Volkswagen Golf [divulgação]
Fiat é representada pelo 500 em oitavo lugar com 70% de aumento nas vendas. Já a Citroën tem o C3 em décimo lugar vendendo 46% a mais. O único carro da lista a ter vendas decrescentes foi o Renault Clio, com recuo de 8%. Em compensação o Dacia Sandero, que usa mesma plataforma, cresceu 41% em um ano.

Carros mais vendidos da Europa no primeiro semestre

  1. Volkswagen Golf – 124.455 unidades
  2. Peugeot 208 – 113.016 unidades
  3. Toyota Yaris – 112.028 unidades
  4. Renault Clio – 109.556 unidades
  5. Opel Corsa – 107.709 unidades
  6. Peugeot 2008 – 106.243 unidades
  7. Volkswagen T-Roc – 106.143 unidades
  8. Fiat 500 – 96.370 unidades
  9. Dacia Sandero – 95.126 unidades
  10. Citroën C3 – 94.365 unidades

>>Fiat, Peugeot e Mercedes apostam em crise automotiva até 2022

>>Cinco versões legais do Volkswagen Golf que não tivemos no Brasil

>>Novo Citroën C3 ficou para 2022 na Índia. Será que atrasará no Brasil?