Faz muitos anos que a Fiat Fiorino é a rainha do segmento de vans e furgões de porte compacto. As três marcas francesas até tentaram ofuscar o sucesso da irmã do Uno, mas nunca conseguiram. Nem mesmo Chevrolet com uma versão furgão da Montana foi capaz. Então talvez a Partner Rapid seja a grande sacada de mestre da Peugeot.
Explico: por anos, a Peugeot produziu a primeira geração da Partner na Argentina. O modelo está bem velho já e não vendia bem nos últimos tempos, por mais que a marca tentasse. Trazer a nova geração para o Brasil seria caro demais e pouco competitivo. Então, se não pode com eles, junte-se a eles.
Ditado popular mais do que conhecido faz muito sentido nessa situação. Afinal, se não dá para brigar com a Fiorino, por que não usá-la ao seu favor? Assim surgiu a Partner Rapid. Só que oferecer um produto igualzinho ao da Fiat sem nenhuma vantagem poderia ser um grande problema para a Peugeot, que ainda tem de enfrentar a injusta má fama que algumas pessoas insistem em atribuir à marca.
Mas como anda?
O test-drive da nova Peugeot Partner Rapid foi curto e na movimentada cidade de São Paulo, mas aqui não havia surpresas. Ela anda como um Fiat: um bom e robusto Fiat. O motor 1.4 Fire é antigo, mas tem bastante torque em baixa – algo necessário para mover até 650 kg em sua traseira.
A suspensão talvez seja o ponto de maior destaque. Roda com muita robustez, encarando buraqueiras e superfícies ruins sem a menor dificuldade. A traseira tem feixe de molas como a Strada, fazendo com que aguente melhor as cargas. Só que, quando vazia, tende a pular um pouco quase como uma picape média.
É claro que não tem o típico tempero da Peugeot. Os carros da marca francesa têm posição de dirigir baixa, algo que a Partner Rapid faz contrário. Além disso, são tipicamente mais durinhos e voltados para a esportividade, enquanto o novo modelo visa o conforto para horas de volante no horário de trabalho. Apesar do logo do leão, a experiência de dirigir é toda Fiat (e isso não é nada ruim para a proposta do carro).
![Peugeot Partner Rapid [Auto+ / João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Peugeot-Partner-Rapid-7_edited-750x450.jpg)
Veredicto
A Peugeot Partner Rapid tem um conjunto campeão e mais do que aprovado pelo mercado. Não à toa, a Fiat Fiorino reina sozinha no mercado há muitos anos e sem nenhum concorrente incomodando.
Com custos de manutenção mais baixos que a prima italiana e opção de compra mais em conta também, ela poderá fazer a alegria dos CNPJ por aí até mais que o modelo original. Até porque, no final do mês, o que conta para uma empresa é gastar o mínimo possível em um carro.
>>Sexta-feira 13: 5 carros que dão azar aos mecânicos
>>Fiorinoverso: as faces da Fiat Fiorino além da Peugeot Partner Rapid
>>Peugeot Partner Rapid estreia mais barata em tudo que a Fiorino
Mais uma gambiarra da Fiat em sua ânsia de cortar custos e meter preços nas alturas… Ao menos vai alavancar as vendas da peugeot
Mais do mesmo…
A Peugeot poderia importar o Furgão Rifter com banco para 3 passageiros,para levar 1000ks de cargas em seu baú,pois esta em falta esse furgão no mercado para trabalho
Eu acho que vc acabou de ler na avaliação, porque trazer um modelo novo se podem adaptar outro que já é sucesso? Ainda mais que são o mesmo grupo. Importar ou montar um novo utilitário, que passará por todos os testes e adaptações, além de demorado, custará muito.