Vendas e Preços

Picapes dominam lista de nacionais que mais encareceram em 2020

Com aumentos de preços que passam de R$ 30 mil em um ano, as posições mais altas da lista foram dominadas por caminhonetes médias

Picapes dominam lista de nacionais que mais encareceram em 2020
Picapes dominam lista de nacionais que mais encareceram em 2020

Depois de conferir a lista dos carros que mais tiveram aumento de preços em 2020 no Brasil, chegou a hora de conferir o aumento de preços dos modelos nacionais. Para compor a lista foram considerados carros produzidos no Brasil e América Latina, removendo marcas premium da lista. E a categoria com maior aumento foi a de picapes, liderada pela Toyota Hilux.

Na lista os carros que mais sofreram aumentos de preço em 2020, foram consideradas somente uma versão por veículo, sendo a variante que mais encareceu entre janeiro e agosto a escolhida para compor o top 10. Os dados de valores foram fornecidos pela Jato Dynamics a pedido do Auto+.

Toyota Hilux Cabine Simples [divulgação]
Toyota Hilux Cabine Simples [divulgação]
  1. Toyota Hilux Cabine Simples – aumento de R$ 31.022

Ironicamente, a versão mais barata da Toyota Hilux foi justamente a que ficou mais cara ao longo de 2020. No início de 2019 a líder do segmento de picapes médias em sua versão cabine simples partia de R$ 132.990 e agora em agosto não sai por menos de R$ 164.012.

Ford Ranger Limited [divulgação]
Ford Ranger Limited [divulgação]
  1. Ford Ranger Limited – aumento de R$ 27.100

Com aumentos seguidos ao longo de 2020, a Ford Ranger topo de linha segue o caminho contrário de outras picapes da lista, como a Toyota Hilux e a Nissan Frontier. A caminhonete média da Ford se apresenta na versão topo de linha LImited, que até o começo do ano estava abaixo da linha dos R$ 200 mil.

Chevrolet Trailblazer [divulgação]
Chevrolet Trailblazer [divulgação]
  1. Chevrolet Trailblazer Premier – aumento de R$ 25.960

A recente reestilização do Chevrolet Trailblazer cobrou seu preço: o SUV grande derivado da picape S10 ganhou nova dianteira, internet wi-fi, central multimídia melhorada e preço R$ 25.690 mais alto do que antes. De todos os carros produzidos no Brasil por marcas generalistas, o Trailblazer é o mais caro.

Nissan Frontier XE 2020 (divulgação)
  1. Nissan Frontier XE – aumento de R$ 21.500

Fechando a trinca de picapes produzidas na Argentina que tiveram expressivo aumento de preços em 2020, a Frontier , figura na lista na variante intermediária XE que ainda não ultrapassou a barreira dos R$ 200 mil, mas ficou perigosamente próxima após os aumentos que resultaram em um salto de preço de R$ 21.500 em relação ao que era cobrado em janeiro.

Volkswagen Jetta GLI (divulgação)
  1. Volkswagen Jetta GLI – aumento de R$ 20.500

Primeiro da lista, mas não único modelo importado do México, o Volkswagen Jetta carimbou sua presença nesse top 10 na versão topo de linha GLI. Tomando o lugar que já foi do Golf GTI no Brasil, mas com mais porta-malas, o Jetta GLI ficou R$ 20.500 mais caro ao longo do ano. Por R$ 165.490, se tornou o sedã mais caro da VW depois que o Passat se aposentou.

Jeep Compass 2021
Jeep Compass 2021 [divulgação]
  1. Jeep Compass S – aumento de R$ 17.200

Versão mais cara e sofisticada do Jeep Compass sofreu algumas alterações de preço ao longo do ano para chegar aos R$ 17.200 de reajuste total. Por R$ 213.190, ele é o carro mais caro produzido pela FCA no Brasil, sendo, inclusive, o único nacional do grupo com preços acima da casa dos R$ 200 mil.

Volkswagen Virtus (divulgação)
  1. Volkswagen Virtus Highline – aumento de R$ 13.210

Primeiro modelo da lista com preços abaixo dos seis dígitos, o Volkswagen Virtus Highline bateu os R$ 13.210 de aumento total ao longo do ano. Parte desse crescimento tenta ser justificado pela inclusão de equipamentos e aproximação com a versão topo de linha GTS.

Volkswagen Polo (divulgação)
  1. Volkswagen Polo Highline – aumento de R$ 13.000

Seguindo de perto o seu irmão Virtus, o Volkswagen Polo custa hoje R$ 13 mil mais caro do que ele era vendido no início do ano. Proporcionalmente ele encareceu mais que o Virtus, visto que o sedã custa mais caro naturalmente e teve aumento total R$ 210 maior que o do hatch.

Jeep Renegade Trailhawk (divulgação)
  1. Jeep Renegade Trailhawk – aumento de R$ 12.300

Tal qual o ocorrido com o Compass, o Jeep Renegade marca presença na lista em sua versão topo de linha. Desde o começo do ano, por razões da lei, apenas a versão PCD do SUV compacto não ficou mais cara. Contudo, isso não impediu que o modelo diesel Trailhawk subisse seu preço em R$ 12.300.

Chevrolet Equinox
Chevrolet Equinox [divulgação]
  1. Chevrolet Equinox Premier 2.0 – aumento de R$ 12.200

Conterrâneo do Volkswagen Jetta, o Chevrolet Equinox está R$ 12.200 mais caro em agosto do que em relação ao preço cobrado no início de 2020, logo após o SUV médio ganhar novas versões equipadas com motor 1.5. Todas as variantes sofreram aumentos desde aquela época, mas não tão altos quanto o Equinox topo de linha.

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