Destaque Mercado

VW Amarok vende menos que RAM 2500 em janeiro e sai do top 10

Pela primeira vez na história recente do Brasil, uma picape grande (RAM 2500) vende mais que uma média (Volkswagen Amarok)
RAM 2500 [divulgação]
RAM 2500 [divulgação]

Quando a RAM apresentou a 1500 no Brasil, afirmou que a marca deixaria de ser mera coadjuvante no país e que iria aumentar suas vendas. Ainda que o foco continue na gigantesca 2500, a grande 1500 viria para reforçar a presença da RAM no Brasil. Dito e feito. Mas quem pagou por isso foi a Volkswagen Amarok.

Pela primeira vez na história recente do Brasil, desde que picapes grandes deixaram de ser fabricadas por aqui, um modelo de porte grande vendeu mais que uma de tamanho médio. Mais especificamente a RAM 2500 entrou para o ranking de picapes mais vendidas do Brasil enxotando a Volkswagen Amarok.

Volkswagen Amarok V6 2021 [divulgação]
Volkswagen Amarok V6 2021 [divulgação]
Com apenas 188 unidades emplacadas em janeiro, a Volkswagen Amarok teve um dos piores resultados da história no Brasil. Vendeu menos do que modelos tradicionalmente na lanterna do segmento, como Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton. Já a RAM 2500 teve 304 unidades emplacadas, ainda que só passa ser dirigida com carteira tipo C.

A volta dos que não foram

Quem surpreendeu em janeiro foi a Renault Oroch. Com 1.049 unidades comercializadas, ela saiu de um período de forte queda e voltou a tomar posições no ranking. Prova disso é que foi a sétima picape mais vendida do Brasil. Ainda está longe da Fiat Toro, que vende cinco vezes mais, mas uma nova geração vem aí para tentar mudar esse cenário.

Renault Oroch [divulgação]
Renault Oroch [divulgação]
Entre as médias, a Toyota Hilux liderou com vantagem frente à Chevrolet S10. A picape norte-americana teve seu quarto lugar no ranking geral ameaçado pela Volkswagen Saveiro. Vale lembrar que recentemente a picape compacta alemã recebeu aumentos de preços que a colocaram perto dos R$ 100 mil.

Dados foram fornecidos pela Fenabrave.

Picapes mais vendidas de janeiro de 2021

  1. Fiat Strada – 9.232 unidades
  2. Fiat Toro – 5.233 unidades
  3. Toyota Hilux – 3.301 unidades
  4. Chevrolet S10 – 2.520 unidades
  5. Volkswagen Saveiro – 2.497 unidades
  6. Ford Ranger – 1.926 unidades
  7. Renault Oroch – 1.049 unidades
  8. Nissan Frontier – 815 unidades
  9. Mitsubishi L200 Triton – 596 unidades
  10. RAM 2500 – 304 unidades

>>RAM 1500 ganha versão de 1.000 cv mais rápida que um Porsche 911

>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação

>>Avaliação: Chevrolet S10 High Country: não contavam com minha astúcia

Sobre o autor

João Brigato

7 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O que vejo é que todo oroch saveiro e estrada não podem ser comparadas com as Pickup Toyota ranger s 10 Mitsubishi L200 frontier !!!! São totalmente diferentes em força tamanho. Chassis etc etc.

    • A ram só não tá no topo, pq não tem um preço da toro, logicamente, pelo que oferece, não deveria msm, mas se a dodge fizesse uma na mesma categoria e com valor semelhante, certamente não teria pra ela!

  • Com essa venda insignificante da AMAROK V6 (188 unidades em janeiro) quem sabe agora a Volkswagen acorda pra dar uma “sacudida” …! Volante elétrico,chave presencial,lanternas traseira(sem vida”),escapamento duplos…(pelo menos) porque a AMAROK V6 é perfeita!!!