Destaque Novidades Serviço

Placa do Mercosul começa a ser usada no Brasil

Rio de Janeiro é o primeiro estado a receber a nova placa
Placa Mercosul (divulgação)

Depois de uma longa novela que se estendeu desde 2011, quando foi anunciada pela primeira vez a ideia do novo layout das placas, o Brasil finalmente adotou as placas padrão Mercosul. O primeiro estado que recebeu a novidade foi o Rio de Janeiro, onde os veículos já estão sendo emplacados desde ontem (11).

Mas fique tranquilo que nem todo mundo será obrigado a trocar a placa do seu carro, já que o novo modelo será obrigatório por enquanto apenas para veículos novos (zero quilômetro). Casos que envolvam transferências de propriedade, de município ou estado, além de alteração de categoria e trocas de placas danificadas também terão que adotar o novo modelo — que lembra bastante as placas da União Europeia.

Uma das principais vantagens da nova placa é a maior segurança. Isso porque cada uma delas terá um código QR (QR-Code) com dados de confecção da placa, da identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro. Além do código, outro recurso de segurança será a marca d´água, que deverá evitar a falsificação e praticamente impossibilitar a clonagem.

Esse código na placa também vai permitir seu rastreamento feito por um aplicativo que o Denatran vai disponibilizar para as polícias até o final desse mês. Ou seja, com esse novo modelo, a fiscalização poderá saber de “primeira” se o veículo é clonado ou não ao confrontar os dados com o carro averiguado.

A boa notícia é que, ao menos no Rio de Janeiro, o preço da placa se manteve igual ao da antiga: custa R$ 219,35. O valor é o mesmo para quem quiser trocar de placa voluntariamente.

“Não deve haver aumento nos custos relativos do emplacamento. Não haverá preços fixos e o mercado será regulado pela livre concorrência. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, a nova placa terá o mesmo preço da placa antiga”, informou em comunicado o Denatran.

De acordo com o Ministério das Cidades, todos os Detrans do país estão em processo de homologação para colocar a nova placa em vigor desde o dia 1º de agosto de 2018. O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) bateu o martelo para que todos os estados implantem a nova placa até dia 1º de dezembro deste ano.

O Brasil é o terceiro país a adotar a placa padrão Mercosul na América Latina, enquanto Uruguai (2015) e Argentina (2016) foram os dois primeiros.

Como é a nova placa?

O novo modelo padrão Mercosul é bem diferente da atual, que é cinza. A maior diferença é que as novas placas têm fundo branco e uma faixa azul na parte de cima, com cada item tendo uma característica e representação. O padrão é de quatro letras e três números, mas com uma sequência diferente da atual: traz um bloco de três letras e de um número, seguido por uma letra, seguida por dois números.

Na parte superior à esquerda, há o logotipo do Mercosul e logo abaixo, o QR Code, que terá as informações do carro. A placa ainda traz as letras BR, enquanto que no lado direito há três itens dispostos de cima para baixo: a bandeira do país, bandeira do estado e o brasão da cidade — com esses dois últimos substituindo a antiga tarjeta com o nome da cidade-estado de forma escrita.

Para identificação das categorias dos veículos, a cor do contorno da placa e da combinação alfanumérica mudará de acordo com o tipo. Será: particular (preta), comercial/aprendizagem (vermelha), oficial (azul), especial (verde), diplomático (amarela) e colecionador (prateada). Apesar de não parecer, o tamanho se mantém o mesmo: 40 cm de largura e 13 cm de altura.

Veja mais:

>> Motorista que não receber multa por 1 ano poderá ganhar R$ 300 mil

>> Multas agora podem ser parceladas em até 12 vezes em SP

>> CNH digital é lançada em São Paulo

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.

Instagram

Jocar