Destaque Novidades

Nova plataforma eVMP da PSA dará origem aos novos Astra e 3008

Destinada a modelos médios e grandes, nova plataforma permite a eletrificação total e deverá ser usada também por Jeep e Fiat
Opel
Opel [divulgação]

Preparando seus próximos passos junto do grupo FCA, a PSA anunciou uma nova plataforma modular para seus modelos de médio e grande porte. Sucessora da atual base EMP2 que serve ao Peugeot 3008, Citroën C4 Picasso e Opel Grandand X, a nova plataforma eVMP é pensada também para carros elétricos.

A plataforma eVMP fará sua estreia na terceira geração do Peugeot 3008, programada para ser lançada em 2023. Ela também servirá ao próximo Opel Astra e modelos da Citroën de médio e grande porte. A marca de luxo DS fará uso dessa base para ampliar sua linha de modelos em ofensiva aos alemães (Audi, BMW e Mercedes-Benz).

Após a fusão da Stellantis, até mesmo as marcas do lado FCA do grupo poderão usar a nova plataforma da PSA, visto que a ideia é reduzir custos e número de bases para seus carros. Entre as marcas com mais potencial de criar modelos sobre a eVMP estão Fiat e Jeep, além de modelos menores da Alfa Romeo.

Citroën C4 [divulgação]
Citroën C4 [divulgação]
A nova plataforma modular não será apenas flexível em seu tamanho: ela servirá de base para carros movidos a gasolina, diesel, flex, híbrido leve, híbrido tradicional, híbrido plug-in e 100% elétrico. Esse último uma novidade entre os modelos médios do grupo francês.

A ideia é que a nova plataforma tenha baterias de 60 kWh até 100 kWh, possibilitando uma autonomia superior a 650 km. Atualmente os Peugeot e-208, Opel Corsa-e e Citroën ë-C4 chegam apenas a 350 km de autonomia, visto que são feitos na plataforma CMP para modelos compactos.

DS 9
DS 9 [divulgação]
Mas isso não significa que os modelos compactos da PSA, e futuramente da Stellantis, ficarão para trás em relação aos médios e grandes. A plataforma CMP evoluirá para a eCMP em 2025 e terá maior capacidade para baterias, seguindo as melhorias que serão empregadas na eVMP.

>>Projeção: Peugeot 208 SW é alternativa para quem cansou dos SUVs

>>Novo Citroën C4 aposta em motorização elétrica

>>Stellantis é o nome do novo grupo que une FCA e PSA

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar