Vendas e Preços

Volkswagen Polo e Virtus não tem mais versões turbo por menos de R$ 100 mil

Além dos irmãos Polo e Virtus, Volkswagen também subiu os preços de Gol, Voyage, Saveiro, Nivus e T-Cross

Volkswagen Polo [divulgação]
Volkswagen Polo [divulgação]

Ano novo, preço novo. Enquanto Chevrolet e Fiat tiraram carros de linha, a Volkswagen aproveitou a virada para subir o preço de seus carros. Toda linha nacional foi afetada. Com isso, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Gol, Voyage e Saveiro começam 2022 mais caros do que terminaram o ano passado.

A alta mais notável está em Polo e Virtus. A dupla agora não tem mais versões com motor 1.0 TSI por menos de R$ 100 mil. O último a entrar nesse grupo foi o Polo Comfortline, que agora custa R$ 103.490. Mas o Virtus MSI periga também entrar nesse grupo, visto que a versão 1.6 com câmbio automático agora sair por R$ 99.850 mediante aumento de preço.

O Polo parte de R$ 72.730 na versão MPI, enquanto o Virtus não custa menos de R$ 91.850, mas já começa na versão MSI 1.6. Lá no topo da gama, o Polo GTS passa a custar R$ 135.550 mediante o reajuste de R$ 2.000 em sua tabela. Virtus GTS, por outro lado, quebrou a barreira dos R$ 140 mil ao custar R$ 141.950 – aumento foi de R$ 2.100.

Volkswagen Virtus GTS (divulgação)

Preços e versões: Volkswagen Polo

MPI 1.0 – R$ 72.730
MSI 1.6 – R$ 85.130
MSI 1.6 AT – R$ 86.330
Comfortline TSI AT – R$ 103.490
Highline TSI AT – R$ 111.190
GTS – R$ 135.550

Preços e versões: Volkswagen Virtus

MSI 1.6 – R$ 91.850
MSI 1.6 AT – R$ 99.850
Comfortline TSI AT – R$ 108.250
Highline TSI AT – R$ 123.690
GTS – R$ 141.950

Volkswagen Nivus Highline e T-Cross Highline [divulgação]
Entre os SUVs nacionais da Volkswagen, Nivus e T-Cross já estão acima de R$ 100 mil há muito tempo. O irônico, no entanto, é que eles se entrelaçam em preço. O T-Cross Sense é o SUV mais barato da marca no Brasil, custando R$ 103.550 (R$ 1.560 mais caro que no ano passado).

Depois vem o Nivus Comfortline por R$ 113.850 graças ao aumento de R$ 3.640. Ele fica abaixo do T-Cross Trendline de R$ 128.650, que ficou R$ 1.900 mais caro. O Nivus volta no Highline de R$ 129.670 que encareceu R$ 1.920. Dali para frente, o T-Cross se apresenta nas versões Comfortline e Highline que estão, respectivamente, R$ 2.140 e R$ 2.300 mais caras.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Nivus Highline [divulgação]

Preços e versões: Volkswagen Nivus

Comfortline – R$ 113.850
Highline – R$ 129.670

Preços e versões: Volkswagen T-Cross

Sense – R$ 103.550
Trendline – R$ 128.650
Comfortline – R$ 144.890
Highline – R$ 155.490

Volkswagen Gol [divulgação]
Por fim, os modelos mais baratos da Volkswagen elevaram o preço de entrada na marca. Com o Gol MPI agora custando R$ 69.790, a marca se prepara para não ter mais carros abaixo dos R$ 70 mil. O Voyage, por exemplo, já começa em R$ 80.790, rompendo a entrada de R$ 80 mil no mundo dos sedãs. Já a Saveiro começa em R$ 75.490, mas vai até R$ 114.990.

Rumores ainda não confirmados para este ano apontam para a aposentadoria das versões 1.6 e 1.6 MSI automática de Gol e Voyage. Além disso, a Saveiro deve ganhar motor MSI em todas as versões, ainda que hoje o propulsor seja restrito somente à versão Cross. Enquanto isso não acontece, veja a tabela com os preços reajustados.

VW Saveiro Cross CD (divulgação)

Preços e versões: Volkswagen Gol

MPI 1.0 – R$ 69.790
1.6 – R$ 77.450
MSI 1.6 AT – R$ 85.790

Preços e versões: Volkswagen Voyage

MPI 1.0 – R$ 80.790
1.6 – R$ 86.290
MSI 1.6 AT – R$ 93.990

Preços e versões: Volkswagen Saveiro

Robust CS – R$ 75.490
Trendline CS – R$ 88.390
Robust CD – R$ 96.090
Cross CD – R$ 114.990

>>Fiat começa 2022 tirando 9 carros de linha

>>Chevrolet Onix ganha wi-fi para mais versões e mudanças no motor

>>Volkswagen ID.3: o próximo ícone? | Impressões