Destaque Novidades

Porsche 911 Turbo S adota aerodinâmica adaptativa

Modelo estabelece novos padrões com aprimoramento de tecnologia
Porsche 911 Turbo S (divulgação)

A Porsche apresentou a nova geração do 911 Turbo S que, entre as novidades, traz o PAA (Porsche Active Aerodynamics) cuja função é adaptar a aerodinâmica do superesportivo à situação de uso, velocidade e modo de condução selecionado com ainda mais precisão.

Utilizada em modelos como 718, 911 Turbo e Panamera, a tecnologia de elementos aerodinâmicos ativos visa, basicamente, dinamismo extra de condução e o mínimo de arrasto. Neste objetivo, os novos flaps de resfriamento ativos (localizados nas entradas de ar direita e esquerda do para-choque da frente), spoiler dianteiro móvel e asa traseira extensível e inclinável unem-se à, também nova, função Eco. A função Wet Mode, que desloca o equilíbrio aerodinâmico para o eixo traseiro quando em condição de piso molhado, também é novidade.

Porsche 911 Turbo S (divulgação)

Ajustáveis continuamente, as abas controlam o fluxo do ar de arrefecimento através dos radiadores e são fechadas a partir de 70 km/h. A partir de 150 km/h, as peças se abrem linearmente para obter o máximo de equilíbrio aerodinâmico em alta velocidade. O novato oferece oito diferentes configurações aerodinâmicas, criadas a partir de uma combinação específica dos componentes ativos. É possível adaptar o fluxo de ar ao redor do veículo.

Na prática, o defletor aerodinâmico dianteiro e a asa traseira ampliam a força vertical em 15%, garantindo mais estabilidade de condução e dinamismo em altas rotações.

Porsche 911 Turbo S (divulgação)

Outro ponto trabalhado pela engenharia da Porsche no novo 911 Turbo S é a função de freio aerodinâmico, que é ativada automaticamente em caso de frenagem em alta velocidade – defletor dianteiro e asa traseira são movimentadas para causar maior arrasto e força vertical mais elevada, reduzindo assim a distância de frenagem e, também, melhorando a estabilidade.

O coeficiente de arrasto do novo 911 Turbo S é variável, ou seja, na configuração com acerto aerodinâmico mais eficiente – flaps fechados e defletores dianteiro e traseiro recolhidos – o cx é de 0,33.

Veja mais:

>> Porsche 718 Boxster e Cayman GTS ganham motor 6 cilindros

>>Com 650 cv, Porsche 911 Turbo S 992 sobe de patamar

>> Porsche apresenta novo 911 Speedster em Nova Iorque

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios