Curiosidades

Porsche Taycan supera Tesla e quebra recorde em Nürburgring

Com o novo tempo, o Porsche Taycan Turbo S superou o Model S Plaid e se tornou o elétrico mais rápido no histórico circuito

Porsche Taycan Turbo S [divulgação]
Porsche Taycan Turbo S [divulgação]

O Porsche Taycan Turbo S superou o Tesla Model S Plaid e se tornou o carro elétrico mais rápido a completar uma volta no circuito de Nürburgring Nordschleife. A marca alemã divulgou nesta semana que o seu modelo fez uma volta de 7:33,35 nos mais de 20 mil metros da pista, número que é dois segundos mais rápido que o recorde anterior.

Porém, é preciso ressaltar que o modelo que fez a volta contava com algumas preparações. O Taycan estava equipado com o kit Performance da Porsche, que adiciona rodas RS Spyder de 21 polegadas e que são calçadas com os pneus Pirelli P Zero Corsa. Esses compostos, embora sejam voltados para o uso nas ruas, utilizam uma borracha semelhante a dos carros de competição, sendo mais aderentes.

Além disso, o carro contava com gaiola de segurança, bancos e cintos de competição, e teve o sistema de controle do chassis (PDCC) atualizado, por conta dos pneus utilizados. Tirando essas mudanças, a Porsche diz que o carro é exatamente igual ao que é vendido para o público final.

Porsche Taycan Turbo S [divulgação]
Porsche Taycan Turbo S [divulgação]
E essa preparação não chega a ser absurda, já que o kit Performance será disponibilizado para os compradores do Taycan, ao menos no continente europeu. Já a gaiola de proteção e os bancos de competição são elementos de segurança, o que sempre é bem-vindo em uma pista tão desafiadora quanto Nürburgring Nordschleife.

O recorde do Taycan Turbo S chama a atenção ao considerarmos também a diferença de potência do modelo em relação ao Tesla. O elétrico da Porsche entrega 761 cv de potência, o que é um número bastante considerável, mas o Model S Plaid tem 1.020 cv, ou 259 cv a mais que o modelo da marca alemã.

>> Porsche apresenta curioso protótipo de um Cayenne Conversível que não roda

>> BYD prepara ofensiva com direito a rival para Tesla Model Y

>> Fábrica da Tesla só consegue entregar carros pretos ou brancos