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Primeiro carro 100% elétrico da Hyundai, o Ioniq 5, ganha teaser final

Batizado de Ioniq 5, hatch com pegada aventureira será lançado ainda em 2021 e não será polêmico como o Hyundai HB20
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]

Antecipado pelo conceito 45 em 2020, o inédito Hyundai Ioniq 5 marca a entrada da marca sul-coreana no segmento de carros 100% elétricos. Esse será o primeiro modelo nascido com esse propósito na história da marca, que até então contava apenas com variantes elétricas de modelos a combustão ou híbridos (como o Ioniq original).

Com desenho que mistura linhas retrô com futuristas, o Hyundai Ioniq 5 promete não ser tão polêmico quanto o brasileiro HB20. A carroceria traz linhas retas e bem marcadas, com cortes fortes de aspecto agressivo.

Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Destaque para o conjunto de quatro retângulos de LED que farão o papel de faróis. Eles ficam integrados pela grade frontal falsa, visto que um carro elétrico não precisa disso. Na traseira o layout se repete, mas os retângulos não tem abertura na parte superior como acontece com os faróis.

Apesar de ser um hatch, a Hyundai quis dar ao Ioniq 5 um aspecto aventureiro. Com isso, os para-lamas terão molduras plásticas decorativas que acompanham o desenho das rodas de liga-leve diamantadas. A parte inferior da carroceria terá plástico em cor contrastante a fim de dar ao modelo um aspecto mais robusto.

Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Hyundai Ioniq 5 [divulgação]
Pouco foi divulgado ainda pela Hyundai sobre o modelo. O que é certo é que ele terá retrovisores por câmeras, como o Audi e-tron ou o Honda e. Além disso, será possível carrega-lo em apenas 5 minutos para ter uma autonomia de 100 km. Ele também contará com tomadas 110V na cabine para carregar aparelhos.

Informações divulgadas antes da hora pela Hyundai Austrália revelaram que o Ioniq 5 poderá contar com dois motores elétricos que combinados entregam 313 cv. A tração será nas quatro rodas, o que permitirá ao modelo chegar aos 100 km/h em apenas 5,2 segundos.

Ele deverá ter autonomia acima dos 450 km e contar com células fotovoltaicas no teto para garantir alguns quilômetros a mais sem precisar parar para recarregar. Vale lembrar que esse recurso já é usado pelo Hyundai Sonata híbrido.

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João Brigato

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