Destaque Novidades

Primeiro JAC Volkswagen confirmado e chega ao Brasil em outubro

SOL E10X será vendido pela JAC no Brasil em outubro, mas nome e posicionamento ainda não estão confirmados
JAC Volkswagen
SOL E10X [divulgação]

Com 50% de sua operação adiquirida pela Volkswagen em novembro de 2020, a JAC terá o primeiro produto oriundo dessa parceria lançado no Brasil em outubro. Trata-se do subcompacto elétrico SOL E10X. Derivado do J2, assim como o iEV20, o novo modelo deve conviver com seu antecessor por um tempo.

Assim como as reestilizações de T40, T50 e T60 já tiveram participação da Volkswagen, o desenvolvimento do SOL E10X teve esforços divididos com a JAC. Ainda não se sabe qual será o nome adotado no Brasil, até porque o modelo é vendido pela marca criada por JAC e Volkswagen lá na China.

Ele é baseado no J2, tal qual o iEV20, mas é mais moderno. Ele conta com visual futurista, com frente fechada, faróis de LED com projetores e para-choque com poucas aberturas de ar. Na traseira, lanternas semelhantes às do iEV20, mas com moldura preta. O para-choque repete o desenho da peça frontal.

Se a cabine do iEV20 já é uma gigantesca evolução em relação ao J2, o E10X vai além. Ele conta com painel de instrumentos totalmente digital e central multimídia flutuante. O console central alto ajuda a dar modernidade ao conjunto, enquanto o painel com cor contrastante deixa o ambiente alegre.

Com 3,65 m de comprimento, 1,67 m de largura e 1,54 m de altura ele tem o mesmo porte de Renault Kwid e Fiat Mobi. São 1.180 kg na balaça, o que o torna um tanto quanto pesado para seu porte – tudo por culpa das baterias.

Debaixo do capô fica um motor elétrico de 61 cv, um pouco menos que os 68 cv atualmente oferecidos pelo iEV20. A autonomia total do mini elétrico JAC Volkswagen é de 302 km no ciclo NEDC ou 260 km no WLTP. A marca chinesa divulga 300 km de autonomia no iEV20, o atual elétrico mais barato do Brasil.

>>Primeiro JAC com plataforma Volkswagen será lançado em 2022

>>Boato de que JAC estaria interessada na fábrica da Troller é falso

>>JAC apresenta novos T40, T50 e T60 de uma vez

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Esse carrinho elétrico JAC/VW lembra muito o Up.
    Agora resta saber se o carrinho elétrico vai ter um preço acessível ao consumidor brasileiro.