Curiosidades Destaque

Privada móvel? Hyundai Kona usa cocô para ser abastecido

Hyundai usa cocô humano para fazer o SUV elétrico Kona se mover. Mas será que isso não é uma caca?
Hyundai Kona Electric [divulgação]~cocô
Hyundai Kona Electric [divulgação]

Carros elétricos estão dominando o mundo, mas a obtenção de energia para abastecê-los tem sido um grande desafio. Mas e que tal se for possível abastecer o seu Hyundai com cocô? É isso que propõe a australiana Urban Utilities usando um Kona Electric.

Mas não se precipite achando que esse Hyundai virou uma privada móvel e que basta fazer o número 2 no bocal do tanque. A ideia por trás da ação da empresa é transformar cocô humano em energia elétrica. O gás gerado pelo esgoto pode ser transformado em energia que é capaz de carregar um carro elétrico.

Entretanto, são necessários 150 mil litros de esgoto bem recheado para gerar a energia elétrica suficiente para carregar totalmente as baterias de um veículo elétrico. A empresa australiana usa como exemplo o Hyundai Kona Electric e que conta com 480 km de autonomia total.

Hyundai cocô
Hyundai Kona Electric [Urban Utilities]
Segundo a Urban Utilites, isso economia 1.700 dólares (R$ 6.900) em combustível por ano. “Mais de 330 mil pessoas na cidade de Brisbane estão ajudando a energizar os nossos carros elétricos todas as vezes em que acionam a descarga”, comenta a porta-voz da empresa, Anna Hartley.

Obra de arte

Batizado carinhosamente de Número 2, o Hyundai Kona Electric movido a cocô pertence à variante pré-reestilização do modelo. Ele tem porte levemente mais acanhado que o do brasileiro Creta, mas o visual é mais ousado e polêmico. Ele conta com faróis e lanternas divididos, grade frontal fechada e para-lamas que se integram aos conjuntos luminosos.

Hyundai Kona Electric [divulgação]
Hyundai Kona Electric [divulgação]
Ele conta com motor elétrico com dois níveis de potência: 130 cv ou 204 cv. O torque, entretanto, é o mesmo nas duas variantes, de exatos 40,2 kgfm. São preciso 9,9 segundos pra atingir os 100 km/h na versão mais mansa, contra 7,9 segundos do modelo mais potente. A velocidade máxima é de 155 km/h e 167 km/h, respectivamente.

Hyundai Kona Electric [divulgação] cocô
Hyundai Kona Electric [divulgação]

>>Renault Zoe evolui tanto que parece outro carro | Impressões

>>Super Soco: a marca de motos que produz a Cu que você não conhecia

>>Ford confirma que seu futuro breve será 100% elétrico

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Movido a cocô. Me lembra os carros de 50 anos atrás com biodigestores. Bom pra chegar no trabalho ou levar a namorada pra jantar. Muito melhor do que um combustível amplamente disponível, rápido e fácil de repor e com recarga garantida como a GASOLINA! muito bom nerds.