Destaque Novidades

Produção de Volkswagen Gol e Voyage será suspensa

Fábrica de Tuabaté, SP, da Volkswagen terá paralização temporária por falta de componentes: Gol e Voyage são diretamente afetados
Volkswagen Gol [divulgação]
Volkswagen Gol [divulgação]

A falta de componentes tem afetado diretamente a indústria automotiva em escala global. A crise dos semicondutores já tem feito reflexos no Brasil com paralização de fábricas de diversas montadoras. Agora, a Volkswagen anuncia que a linha de montagem de Gol e Voyage será temporariamente suspensa por falta de alguns elementos.

Além dos semicondutores, a fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, enfrenta a ausência de módulos de airbag. Segundo o sindicato dos metalúrgicos de Taubaté e região (Sindmetau), essa será a segunda paralização da fábrica que faz Gol e Voyage. A planta também já produziu o up! e, em breve, terá o Polo Track,

A primeira paralização ocorreu entre 7 e 16 de junho pelo mesmo problema de falta de componentes. Nessa segunda parada serão 20 dias de férias coletivas para todos os funcionários a partir de 12 de julho.

Volkswagen Voyage
Volkswagen Voyage [divulgação]
A marca espera regularizar o fornecimento de componentes após isso. Contudo, poderá manter a paralização por mais dez dias caso os estoques de semicondutores e airbags não se estabilize a ponto de retomar com constância a produção de Gol e Voyage no Brasil.

Novo irmão para Gol e Voyage

Apesar disso, a Volkswagen aproveitará a parada da linha de produção do Gol para fazer adequações na planta para receber a plataforma MQB-A0. A base será usada para a produção do Polo Track, já confirmado para a unidade paulista.

Gol e Voyage 1.6 automático (divulgação)

Essa nova variante do Polo manterá o visual antigo, vale ressaltar. Contudo, poderá até ganhar alguns adereços aventureiros. Enquanto isso, o novo Polo 2023 será fabricado em São Bernardo do Campo, também no estado de São Paulo. Por lá o modelo renovado continuará a dividir a linha de montagem com Nivus e Virtus.

>>Chevrolet Onix e Onix Plus só voltarão a ser fabricados em agosto

>>Cross Taos? Volkswagen Taos ganha versão off-road Basecamp

>>Chevrolet já tem rival pronto para VW Nivus e Fiat Pulse

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar