Destaque Novidades

Ram 3500 chega para ser a maior picape do mercado brasileiro

Capaz de rebocar até mesmo um trailer, modelo tem mais de 370 cv e será vendida em três versões
RAM 3500 Limited Longhorn [divulgação]

Há quem reclame do tamanho das picapes atuais, que de fato cresceram bastante. A Ram 3500, no entanto, consegue ser ainda maior que os tradicionais modelos médios. Lançada no Brasil nesta quinta-feira (23), a picape vai ocupar o posto mais alto da gama de sua fabricante, sendo oferecida em três versões.

Dimensões

A Ram 3500 é a maior picape à venda no Brasil. São 6,06 metros de um para-choque ao outro, enquanto que a largura é de 2,12 m. A altura é equivalente a de um jogador de basquete, já que a picape mede 2,03 m. O entre-eixos é maior que um Fiat Mobi, com seus 3,78 m, e até mesmo o tanque de combustível é imenso, sendo capaz de levar 117 litros de combustível.

Com todo esse tamanho, a capacidade de carga não poderia ser deixada de lado. A caçamba tem 1,93 m de comprimento, 1,29 m de largura entre as caixas de roda e 51,1 cm de altura. Dessa forma, a picape é capaz de levar até 1.628 litros de volume, caso esteja sem as RamBox. Esse equipamento reduz o espaço para 1.280 litros, mas permite que sejam transportados 122 litros em cada uma delas, e de maneira fechada.

O peso em ordem de marcha da picape é de até 3.665 kg, sendo que a capacidade de carga é de 1.752 kg. Já a capacidade de reboque é ainda maior, de 9.021 kg. Por conta disso, a versão topo de linha pode ser equipada com reboque para trailer na caçamba, o que transforma a Ram 3500 em praticamente um caminhão.

Motorzão

Para mover a picape e as cargas que o modelo pode transportar, a Ram escolheu o motor 6.7 turbodiesel de seis cilindros em linha. Fabricado pela Cummins, este propulsor desenvolve 377 cv e 117,2 kgfm de torque. É o mesmo motor que equipa a Ram 2500, mas há 12 cv e 6,62 kgfm a mais na 3500. Outra diferença é que na picape maior este propulsor utiliza o SCR (Selective Catalytic Reduction), que trata os gases emitidos pelo modelo com Arla 32.

A transmissão é uma automática de seis marchas, e a tração é 4×4 com reduzida, tendo seletor eletrônico na cabine. Para ajudar nos desafios off-road, o diferencial traseiro é antideslizante.

Sofisticação

Além de caprichar no tamanho da picape, a Ram fez um interior que utiliza bastante couro e detalhes em madeira legítima. A promessa é de um acabamento interno

digno de carro de luxo, já que a picape custa quase o mesmo que um automóvel premium. Espaço interno também não é um problema, e até mesmo os porta-objetos são grandes, já que o console central é capaz de acomodar um notebook de 15 polegadas.

Versões e equipamentos

Ao todo, serão três versões vendidas no Brasil: Laramie, Laramie Night Edition e Limited Longhorn. Todos os modelos contam com câmera 360°, câmera de caçamba, retrovisor eletrocrômico, faróis full LED, comutação automática dos faróis, controle de velocidade de cruzeiro, monitoramento de pontos cegos, bancos em couro e alcântara, estribos laterais de porta a porta, e cancelamento ativo de ruído.

A versão Laramie é a única com sistema de som assinado pela Alpine com 10 alto-falantes e 1 subwoofer. Na Laramie Night Edition, o sistema de som passa a ser da Harman Kardon com 17 alto-falantes e 1 subwoofer. Essa versão ainda conta com retrovisor interno digital, estribos elétricos, controle adaptativo de velocidade, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, sistema de permanência na faixa de rodagem, cab lights (luzes na capota) e bancos traseiros laterais aquecidos.

A versão Laramie Night Edition tem alguns detalhes exclusivos, como os para-choques e molduras na cor da carroceria, os emblemas escuros, as rodas e a grade escurecidas e o interior com acabamento preto.

Versão topo de linha, a Limited Longhorn acrescenta os faróis Full LED Matrix direcionais, grade e rodas com desenho exclusivo, ganhos de reboque e molduras com acabamento cromado, revestimento marrom e preto no interior, detalhes em madeira legítima e a opção de pintura two-tone (Branco Pérola com Marrom Walnut).

A RamBox é de série em todas as versões. No entanto, caso o consumidor opte pelo reboque para trailer na caçamba, elas são removidas por conta do espaço que é necessário para rebocar um trailer. Essa opção de escolha só está disponível no modelo mais caro.

Preços

A Ram 3500 já pode ser encomendada em todas as concessionárias da marca no Brasil. As primeiras unidades já devem chegar em abril. Os preços sugeridos são os seguintes:

● Ram 3500 Laramie – R$ 484.990

● Ram 3500 Laramie Night Edition – R$ 509.990

● Ram 3500 Limited Longhorn – R$ 529.990

Os valores são válidos para todo o Brasil, inclusive para os estados que cobram um ICMS maior. A garantia da Ram 3500 é de três anos.

Ferrari Purosangue tem primeira imagem oficial revelada

Novo Honda Civic híbrido tem motor de Accord e pode chegar ao Brasil

Mais 5 versões de alto custo de carros feitos no Brasil

Sobre o autor

Redação

Comente

Clique aqui para comentar