Destaque Mercado

Ranger faz Hilux comer poeira na Europa, Amarok perde para RAM 1500

Apesar de não ser um mercado forte para picapes e caminhonetes médias, a Europa tem na Ford Ranger sua líder
Ford Ranger MS-RT [divulgação]
Ford Ranger MS-RT [divulgação]

Enquanto na América Latina e boa parte da Ásia o mais comum é ver a Toyota Hilux como líder absoluta do segmento de caminhonetes, lá na Europa o jogo é outro. A rainha do segmento é a Ford Ranger com uma vantagem bastante expressiva frente à picape japonesa. Isso até justifica o porquê de a VW Amarok agora ser baseada na Ranger.

Segundo levantamento do Car Industry Analysis, em 2021 o segmento das caminhonetes foi dominado pela Ford Ranger com 55.191 unidades emplacadas em todo continente europeu. É um resultado bem mais forte que o da Toyota Hilux que teve 37.539 unidades comercializadas no mesmo período. Só que dali para baixo, as demais concorrentes são mais fracas.

A terceira colocada é a Nissan Frontier, vendida em alguns países como Navara ou como NP300. Ela teve 17.687 unidades vendidas em 2021, representando praticamente 20 mil caminhonetes a menos que a Toyota comercializou.

Nissan Frontier 2023 [divulgação]
Nissan Frontier 2023 [divulgação]
Ela é seguida pela Mitsubishi L200 Triton com 14.283 unidades. Curiosamente a próxima geração da Triton e da Frontier será desenvolvida conjuntamente. Desconhecida pelos brasileiros, a Isuzu D-MAX era, até a geração passada, a versão japonesa da Chevrolet S10. Agora ela divide componentes com uma picape da Mazda.

Pelotão de baixo

O resultado da Isuzu é o último acima de 10 mil unidades vendidas em 2021, pois dali em diante, é ladeira abaixo. A RAM 1500 surpreende com 5.100 emplacamentos. Ela é uma picape já gigante para o Brasil e ainda mais desproporcional para as ruas da Europa, mas obteve resultado mais expressivo do que da Volkswagen Amarok, que está em oitavo lugar.

Jeep Gladiator [divulgação]
Jeep Gladiator [divulgação]
A futura irmã da líder Ford Ranger conseguiu vender em 2021 menos até que a Jeep Gladiator, que é uma picape de nicho derivada do Wrangler. As últimas posições são preenchidas por dois outras ilustres desconhecidas pelos brasileiros: SsangYong Musso, que tem carroceria monobloco como a Fiat Toro, e a Great Wall Steed 6, que não será vendida por aqui.

Picapes mais vendidas da Europa em 2021

  1. Ford Ranger – 55.191 unidades
  2. Toyota Hilux – 37.539 unidades
  3. Nissan Frontier – 17.687 unidades
  4. Mitsubishi L200 Triton – 14.283 unidades
  5. Isuzu D-MAX – 11.418 unidades
  6. RAM 1500 – 5.100 unidades
  7. Jeep Gladiator – 1.826 unidades
  8. Volkswagen Amarok – 1.533 unidades
  9. SsangYong Musso – 945 unidades
  10. Great Wall Steed 6 – 462 unidades

>>Ford baixa preço de Transit, Maverick e Ranger, mas esquece dos SUVs

>>Maverick só falha onde a culpa não é da Ford | Avaliação 

>> RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

  • Veja só isso, a F150 domina a mais de quatro décadas nos EUA e no mundo, a Ranger sobra na Europa e é a quinta do mundo e agora o sucesso da Maverick, em síntese, não precisa dizer mais nada!
    Porém vêm nas redes sociais ainda os antiFord’s com as mesmas narrativas, lamentável!