Destaque Novidades

Renault anuncia investimento para fazer novo SUV 1.0 turbo

Substituto de Sandero, Logan e Stepway, novo SUV da Renault tem como objetivo subir o preço médio dos modelos da marca
Renault Kiger sketch [divulgação]
Renault Kiger sketch [divulgação]

Assim como o lançamento da primeira geração de Sandero e Logan marcou um novo momento da Renault no Brasil, a marca se prepara para uma nova virada. Com investimento de R$ 2 bilhões no nosso país, a marca francesa anunciou o lançamento de um novo SUV compacto com motor 1.0 turbo e mudança de direcionamento.

A exceção do Kwid que segue na disputa com o Fiat Mobi pelo título de carro mais barato do Brasil, a Renault não quer mais carros de volume somente pelo volume. A ideia agora é buscar lucro, por isso desistiu das novas gerações de Sandero e Logan no Brasil em favor de um novo SUV compacto que substituirá a dupla e também o Stepway.

“Após a renovação da nossa gama atual ocorrida nos últimos dois anos, o nosso objetivo é a oferecer novos produtos nos segmentos mais altos do mercado, coerente com o plano estratégico Renaulution”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Renault Austral sketch [divulgação]
Renault Austral sketch [divulgação]

Novo coração turbinado

Um dos grandes destaques do novo SUV da Renault é que ele será o primeiro modelo da marca a usar o motor 1.0 TCe três cilindros turbo. O motor, que eventualmente substituirá o 1.6 aspirado no Duster e talvez até na Oroch, deverá ter potência entre 120 cv e 130 cv e torque na casa dos 20 kgfm seguindo o que é feito nos rivais.

Não há ainda confirmações se haverá versões com transmissão manual para esse motor 1.0 turbo. Contudo o câmbio CVT já usado por Duster 1.3 turbo, Captur 1.3 turbo e Oroch 1.3 turbo será a combinação principal com o novo propulsor. Vale lembrar que a base CMF-B também será usada por novos modelos compactos da Renault no futuro.

Dacia Sandero Stepway [divulgação]
Dacia Sandero Stepway [divulgação]
O visual do novo SUV da Renault ainda é dúvida. Ele deve se inspirar no SUV médio Austral da segunda imagem do post. Porém, o porte será mais próximo ao do Kiger que abre a matéria. A base, contudo, será a mesma do Sandero europeu, com bastante influencia do novo Stepway da foto acima.

>>Dacia muda visual de seus carros: no Brasil, Renault ficará menos Dacia

>>Elétrico mais barato do Brasil, Renault Kwid E-Tech, fica mais caro

>>Nova geração do Mitsubishi ASX terá motor de Renault Duster

Sobre o autor

João Brigato

3 Comentários

Clique aqui para comentar