Destaque

Renault Captur 2022 ganha motor turbo de Mercedes-Benz e novo visual

Renovação do Renault Captur 2022 o coloca na ponta alta da gama dos SUVs compactos e cria importante diferencial do Duster

Renault Captur 2022 [divulgação]
Renault Captur 2022 [divulgação]

A Renault foi uma das primeiras fabricantes de SUVs compactos aqui no Brasil com o Duster. Mas quando resolveu multiplicar a fórmula e lançar o Captur, os dois modelos passaram a batalhar pelo mesmo consumidor. Agora, o Renault Captur 2022 apresenta mudanças visuais e uma importante diferenciação: motor turbo compartilhado com a Mercedes-Benz.

Antes de falar sobre tudo que mudou no estilo do SUV compacto, é preciso detalhar a mais importante mudança. Debaixo do capô, o motor 1.6 SCe quatro cilindros aspirado passa a ser oferecido somente para vendas diretas. Enquanto isso, o 2.0 quatro cilindros aspirado dos tempos da Scénic deixou de ser oferecido há um certo tempo no Captur

Captur turbo

Para a linha 2022 do Renault, o novo 1.3 TCe quatro cilindros turbo entra em ação. Ele entrega 170 cv e 27,5 kgfm de torque. São números que o colocam como o modelo com maior torque da categoria. Só não é o mais potente da classe por culpa do Citroën C4 Cactus THP, Peugeot 2008 THP e Honda HR-V Touring.

Renault Captur 2022 [divulgação]
Renault Captur 2022 [divulgação]
Em relação ao 1.6 aspirado, o novo motor turbo usado também no Mercedes-Benz Classe A Sedan entrega 50 cv e 11,3 kgfm de torque a mais. Já contra o 2.0 que ainda está no Sandero RS, o Captur 2022 conseguiu extrair 22 cv e 6,6 kgfm de torque extras. A transmissão CVT também mudou e agora simula oito marchas contra seis do modelo antigo.

Segundo a Renault, esse novo motor trabalha com pressão máxima de 1,4 bar, o que já proporciona o torque máximo a 1.600 rpm. Além disso, o motor tem comando de válvula variável na admissão e no escape. Comando com balancins roletados ajudam na redução de atrito e também no consumo.

Renault Captur 2022 [divulgação]
Renault Captur 2022 [divulgação]
Segundo a Renault e os números oficiais do Inmetro, com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Já com etanol, o Captur faz 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.

Não é igual ao europeu

Muito havia sido especulado sobre a mudança visual que o Renault Captur enfrentaria no Brasil. Contudo, diferentemente do que era esperado, ele não ficou igual ao modelo europeu ou ao russo. As soluções visuais aplicadas no nosso país são únicas para o nosso mercado e são alteradas nos detalhes.

Renault Captur 2022 [divulgação]
Renault Captur 2022 [divulgação]
A grade frontal ficou com base mais larga, lembrando o visual do Duster. Além disso, tem elementos internos estilizados que replicam a picape Alaskan. O para-choque tem abertura de ar única com falso quebra-mato com entrada de ar central integrada. Os faróis agora contam com tecnologia de iluminação full-LED.

Na traseira, a única novidade do Renault Captur 2022 fica por conta da sigla TCe na tampa do porta-malas. A régua acima da placa agora tem pintura na cor da carroceira, seguindo o que já era aplicado na série especial Bose.

Crítica revista

Um dos pontos nos quais o Captur sempre foi criticado era o acabamento. Para dar a volta por cima, a Renault aplicou materiais macios ao toque na parte superior do painel. Há uma faixa em preto piano dividindo a sessão superior, em marrom, da inferior, com coloração preta.

A central multimídia é nova, a mesma do Duster, com comandos físicos nas laterais. Há novo console central com faixa em couro e em material que imita metal. Nessa sessão, há diversos botões de comandos dos aparatos eletrônicos do SUV compacto. O volante também foi trocado e agora é o mesmo de Sandero, Logan, Stepway e Duster.

Renault Captur 2022 [divulgação]
Renault Captur 2022 [divulgação]

Equipamentos e versões

O Renault Captur 2022 começa em R$ 124.490 na versão Zen. De série, essa variante já conta com central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, volante com ajuste de altura e profundidade, quatro airbags, câmera e sensor de ré, controle de tração e estabilidade, luz diurna de LED, chave presencial, piloto automático e monitoramento de pressão dos pneus.

Subindo para a versão Intense de R$ 129.490, o novo Captur recebe ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED, sensor de chuva, sensor de farol, suas saídas USB no banco traseiro e função follow me home nos faróis.

Renault Captur 2022 [divulgação]
Renault Captur 2022 [divulgação]
Por fim, o modelo topo de linha Iconic de R$ 138.490 tem faróis full-LED, sensor de ponto cego, câmeras laterais, traseira e frontal, além de partida remota do motor. O sistema de som Bose é um opcional exclusivo dessa variante topo de linha.

>>Renault Mégane desiste de ser hatch e vira SUV elétrico

>>Duster pode ganhar versão de 7 lugares contra Jeep Commander

>>Renault Zoe evolui tanto que parece outro carro | Impressões