Destaque Novidades

Renault fará carros novos com plataforma de Volvo XC40 e C40

Parceria assinada entre Samsung (Renault), e Geely, dona da Volvo, dará acesso à plataforma do XC40 e do C40 (que em breve estará no Brasil)
Volvo C40 [divulgação]
Volvo C40 [divulgação]

Hoje produzindo somente versões rebatizadas de carros da Renault, a Samsung se prepara para dar uma boa guinada nos próximos anos. A marca sul-coreana assinou um acordo com a Geely para utilização da plataforma modular do Volvo XC40. Vale lembrar que, além da Volvo, a Geely é dona da Lotus, Proton, Lynk & Co, Zeekr, Polestar e 50% da Smart.

A ideia é que a Samsung lance carros com a plataforma CMA em 2024. Os modelos serão dotados de tecnologia híbrida do tipo plug-in já oferecida pelos modelos com essa plataforma, além de opções 100% elétricas. A promessa é “atingir e exceder as expectativas do mercado local”, segundo a Samsung.

Esse movimento se deu por conta da falta de popularidade da Samsung frente à Kia e Hyundai. Afinal, hoje os modelos da marca são apenas Renault com logotipos diferentes e não conseguem atender aos anseios locais. Como marcas coreanas tem abrangência global bem sucedida, a Renault afirma que os novos Samsung com base de Volvo serão exportados.

Renault Arkana
Samsung XM3 [divulgação]
Vale ressaltar que hoje a plataforma CMA é usada pelos Volvo XC40 e C40, além do Polestar 2. No lado Geely temos o SUV cupê Xingyue/Tugella, além do sedã Xingrui e do SUV Xingyue L. A Lynk & Co, por sua vez, é a que mais se beneficia da base, que é usada nos SUVs 01 e 05, além do hatch 02 e do sedã 03.

Luca de Meo, CEO da Renault, afirmou que “estamos felizes em iniciar uma parceria tão inovadora com a Geely, que tem um impressionante marco na indústria automotiva”. Já Eric Li, presidente da Geely reforçou que “estamos felizes em trabalhar com a Renault para a criação de novas sinergias e combinação de forças que vão criar valor para o usuário final”.

Lynk & Co 03+ [divulgação]
Lynk & Co 03+ [divulgação]

>>Fiat Mobi 2022 vs. novo Renault Kwid: qual o carro mais barato do Brasil?

>>5 carros que são mais importantes que suas próprias marcas

>>Geely, dona da Volvo, vai lançar celular para concorrer com o iPhone

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar