Destaque

“Duster é o Porsche 911 da Renault/Dacia” diz designer chefe da marca

Guardadas as devidas proporções, o Renault Duster, também feito pela Dacia, manterá sua essência sempre tal qual o Porsche 911
Renault Duster
Dacia Duster [divulgação]

A frase do título dita por Miles Nurnberger, o novo designer chefe da Dacia, pode parecer um tanto quanto exagerada. Mas ele tem razão: o Renault Duster é o Porsche 911 da marca francesa, e também da Dacia. Não porque ele é tão icônico quanto o primo do Fusca, mas por ter um desenho evolutivo e que representa a marca como um todo.

Ex-designer chefe na Aston Martin e responsável pelos novos DBX e Valkyrire, Nurnberg se juntou ao time da Dacia após 14 anos na marca britânica. Sua nova missão é ampliar os mercados da marca romena e a distanciar da imagem de marca que só sabe fazer carros baratos sem nenhum atrativo.

Como a Renault brasileira vende muitos modelos da Dacia, como o próprio Duster além de Sandero e Logan, veremos também influências desses novos designs por aqui. Mas por que comparar o Duster ao Porsche 911?. O designer chefe explicou em uma entrevista à revista Top Gear.

Porsche 911 Turbo S [Auto+ / João Brigato]
Porsche 911 Turbo S [Auto+ / João Brigato]
“O espírito, o alcance, a robustez. Tudo sobre a Dacia está lá e ampliado no Duster”. Basicamente, o Duster é o modelo que determina como o visual de todos os Dacia (e alguns Renault) será. Isso acontece também com o 911 dentro da Porsche. Já percebeu que desde o SUV Macan até o elétrico Taycan tem cara de 911? Isso acontece também na Dacia/Renault.

Além disso, o Duster mudou de geração, mas manteve a essência de seu estilo inalterada. A marca pretende fazer isso sempre, trazendo elementos que automaticamente o reconheçam como o SUV que ele é, mas o adequando a cada época e identidade visual diferente que Renault e Dacia venham a adotar.

Renault Duster
Dacia Duster [divulgação]
Miles Nurnberg ainda disse se sentir mais satisfeito com a nova fase na Dacia pois, para ele, “projetar para as massas sempre tem sido meu grande prazer também porque você vê seus carros nas ruas, mas os vê sendo usados para o que você planejou e você pode até ter um. Isso é bem mais difícil em um Aston”.

>>Porsche 911 Turbo S é bom demais para ser verdade | Avaliação

>>Renault Kwid 2023 é revelado antes do lançamento devido a vazamento

>>Renault Zoe ganha 0 estrela e Kwid elétrico apenas 1 no Euro NCAP

Sobre o autor

João Brigato

6 Comentários

Clique aqui para comentar