Destaque Novidades

Renault Duster capota em impacto lateral do Latin NCAP e zera teste

Depois de oito meses sem revelar nenhum resultado, Renault Duster e Suzuki Swift foram testados pelo Latin NCAP e tiveram a nota zerada em avaliação
Renault Duster [Latin NCAP]

O Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança dos carros na América Latina, revelou os seus primeiros resultados de 2021. Por conta da pandemia, os resultados atrasaram, mas caíram como uma bomba no colo da Renault e da Suzuki. No caso do Renault Duster, com unidade produzida em São José dos Pinhais (PR), o resultado foi tão redondo como um zero.

O SUV compacto da marca teve boa avaliação da estrutura no impacto frontal a 64 km/h, mas o impacto fez o tanque vazar combustível, o que fez o Latin NCAP enviar um alerta para recall no Duster. Outro ponto crítico foi a avaliação da proteção de crianças, com as cadeirinhas de 1,5 e 3 anos bateram de cara contra o banco, reduzindo bastante a sua pontuação.

Se as coisas já não estavam fáceis, no impacto lateral foi ainda pior. O SUV capotou com o impacto. Não há um vídeo do carro capotando e o mais próximo que se vê é ele inclinando de maneira bem alta com o impacto. O Latin NCAP confirmou o capotamento lateral e ainda destacou a estrutura da lateral, que com o impacto invadiu o habitáculo de maneira mais acentuada.

Renault Duster [Latin NCAP]
Ainda neste impacto, a porta dianteira abriu, o que também é um risco e diminui a nota. Assim, o Latin NCAP destacou que a Renault precisa fazer um recall de todas as unidades sobre o vazamento do tanque de combustível, que pode provocar uma explosão. Além do recall, a ONG destaca que é preciso corrigir o problema nas unidades novas.

Outro teste negativo foi o efeito chicote, dos bancos. Mais um zero, por não proteger o pescoço do ocupante. Além do impacto frontal e com a boa absorção da estrutura da carroceria, o Duster conseguiu sair bem no teste do alce a 80 km/h. Outro que zerou o teste foi o Suzuki Swift, que é vendido na região. O ponto negativo é que o carro sequer conta com pontos de ancoragem das cadeirinhas para crianças.

 

Hyundai confirma construção de fábricas de motores em Piracicaba

Mini confirma estreia de nova série especial do Cooper, a Piccadilly

Toyota apresenta a versão GR-Sport da Hilux, que vem ao Brasil em 2022

 

Sobre o autor

Redação

2 Comentários

Clique aqui para comentar