Destaque Novidades

Renault apresenta conceito que antecipa o Grand Duster

Revelado com Daia Bigster, novo SUV médio tem visual inspirado no Duster e pode ter espaço para sete pessoas
Dacia Bigster Concept [divulgação] Renault Duster
Dacia Bigster Concept [divulgação]

Traçando planos estratégicos para os próximos anos, a Renault revelou os próximos passos da Dacia e que também afetará países como o Brasil, que replica modelos da marca romena. Mas o mais importante de todos foi revelado em forma de conceito: o Dacia Bigster, mas pode chamar por enquanto de Renault Grand Duster.

Há anos rumores apontam para a entrada da Dacia (e da Renault em países subdesenvolvidos como o Brasil) no segmento de SUVs médios. A ideia era trazer uma alternativa acima do Duster com mais espaço e, possivelmente, sete lugares. O tal Grand Duster até então não passava de rumor.

Dacia Bigster Concept [divulgação] Renault Duster
Dacia Bigster Concept [divulgação]
Contudo, durante a apresentação dos planos futuros para a Dacia e para a Lada, a Renault revelou o Bigster. O conceito é 28 cm mais longo que o Duster, atingindo 4,60 m de comprimento – o equivalente a um Equinox ou a um Tiguan Allspace.

As linhas do modelo deixam clara a inspiração no Duster, apesar de tratar-se de uma interpretação diferente. Em comum ao SUV compacto da Renault está a grade frontal ligada aos faróis, linha dos vidros laterais, fenda plástica na porta, para-lamas traseiros volumosos e linha do vidro traseiro.

Renault Duster
Dacia Bigster Concept [divulgação]
Caso o Bigster não antecipe um modelo inédito, as chances de que ele se torne a terceira geração do Duster são muito grandes tamanha a semelhança e continuidade no design do SUV da Renault / Dacia.

A marca não revelou mais informações sobre o modelo, mas promete que a plataforma CMF-B, a mesma dos novos Sandero/Clio e Logan/Taliant já está preparada para sistemas híbridos, totalmente elétrico ou até com gás natural (LPG e CNG).

 

O lançamento desse Grand Duster, no entanto, ainda demorará a acontecer. O modelo deverá chegar ao mercado somente entre o fim de 2024 e o início de 2025, como antecipam os planos da Dacia. Antes disso a marca lançará dois modelos no segmento compacto: um em 2022 e outro em 2024, sem especificar quais são.

As chances recaem sobre o SUV subcompacto Renault Kiger em uma versão Dacia, possivelmente já no ano que vem. Vale lembrar que esse modelo também é esperado para o Brasil junto do Nissan Magnite. Já a nova geração do Duster deve aparecer em 2024, antes da versão de produção do Bigster.

>>Avaliação: Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos

>>Preparadora cria Renault Duster RS e versão para off-road pesado

>>Flagra: Citroën C3 2021 seguirá fórmula do Renault Kwid

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar