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Renault Kwid E-Tech estreia como carro elétrico mais barato do Brasil

Além de ser o carro mais barato do Brasil, o novo Renault Kwid E-Tech se torna também o elétrico mais barato do país

Renault Kwid E-Tech [divulgação]
Renault Kwid E-Tech [divulgação]

Por muito tempo, a JAC dominou o mercado de carros elétricos de entrada. Por anos, o iEV20 e até ontem o E-JS1 detiveram o título de elétrico mais barato do Brasil. Mas agora o rei é outro, o Renault Kwid E-Tech. Por R$ 142.900, ele é exatos R$ 22 mil mais barato que o JAC E-JS1. E a marca ainda promete custo de revisão pela metade do preço do Kwid flex.

Enquanto a versão Zen dá ao Kwid o título de carro mais barato do Brasil, o novo E-Tech se torna o elétrico que menos despende dinheiro de seu comprador. O preço, porém, será mantido somente até julho. Ao contrário das versões flex, o Kwid elétrico é importado da China. O país é o mesmo que produz o Dacia Spring para a Europa, vale lembrar.

Renault Kwid E-Tech [divulgação]
Renault Kwid E-Tech [divulgação]

Visual levemente diferente

Além da motorização e da origem diferente, o Kwid elétrico tem algumas mudanças visuais em relação à versão brasileira flex. A grade frontal, onde está o bocal de carregamento, tem elementos cromados em paralelo ao logotipo da marca. Detalhes na parte inferior dos para-choques também é levemente diferente.

Vindo do Kwid Outsider, o bagageiro de teto é item de série e faz par com o novo adesivo na lateral. Detalhe interessante também é que a Renault deu ao elétrico rodas de liga-leve de verdade com quatro furos. No modelo flex, são somente três furos e somente liga-leve no modelo reestilizado nas versões Intense Biton e Outsider.

Renault Kwid E-Tech [divulgação]
Renault Kwid E-Tech [divulgação]
Há também detalhes em dourado na dianteira, lateral e traseira para contrastar com as cores da carroceira que são: branco, prata e a nova Verde Noronha que estará disponível somente por alguns meses, segundo a marca. Por dentro, ele ganha painel de instrumentos com novos elementos, volante com quatro aros, além de uma manopla de câmbio rotativa.

Itens de série

Indo além do Kwid flex, o elétrico conta com seis airbags e sensor de ré. A lista de itens de série é baseada nas versões topo de linha Intense e Outsider. Ele conta com controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, retrovisores elétricos, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, vidros elétricos dianteiros, direção elétrica e LEDs diurnos.

Renault Kwid E-Tech [divulgação]
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Motor e autonomia

Com motor elétrico de 65 cv, o Kwid E-Tech é 6 cv menos potente que o modelo flex. Com isso, a Renault promete 0 a 50 km/h em 4,1 segundos, mas não anunciou quanto tempo demora para chegar aos 100 km/h. A velocidade máxima é de 130 km/h limitada eletronicamente.

Um dos pontos mais interessantes é que o peso do Kwid E-Tech é baixo. São 977 kg, sendo um dos raríssimos casos de carros elétricos que pesam menos de uma tonelada. A versão Outsider, que tem visual parecido, mas dois airbags a menos, ele marca 806 kg na balança. Ou seja, as baterias engordaram o Renault em 171 kg.

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Com baterias de 27 kWh, o Renault Kwid elétrico consegue rodar até 265 km em ciclo combinado. Contudo, a marca francesa promete 298 km de autonomia, caso a rodagem fique restrita somente à cidade. Com possibilidade de carregar em casa, uma tomada de 220V consegue recuperar 190 km de autonomia em 9 horas na tomada.

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