Destaque Novidades

Renault Zoe ganha 0 estrela e Kwid elétrico apenas 1 no Euro NCAP

“Legado do Renault Laguna foi arruinado”, afirma Euro NCAP sobre os resultados dos irmãos Zoe e Kwid elétrico
Renault Kwid elétrico / Dacia Spring [Euro NCAP]
Renault Kwid elétrico / Dacia Spring [Euro NCAP]

No mesmo mês em que Fiat Argo e Cronos zeraram nos testes do Latin NCAP, outra montadora recebeu nota zero nos testes de impacto. Vendido também no Brasil, o elétrico Renault Zoe foi reprovado no Euro NCAP, enquanto seu primo Kwid elétrico (Dacia Spring) conseguiu uma estrela somente.

Vale ressaltar que o Euro NCAP é ainda mais exigente que o Latin NCAP, mas futuramente os protocolos de testes serão balizados dos dois lados do oceano. Por conta disso, a nota zero do Renault Zoe não significa, porém, que ele obteria o mesmo resultado por aqui. Segundo o órgão, a nota baixa arruinou o legado deixado pelo Renault Laguna.

O sedã foi o primeiro carro da história do Euro NCAP a atingir cinco estrelas para proteção – isso em 2001 com outros critérios e exigências. Além disso, outras declarações pesadas foram feitas como: “É cínico que para [a Renault] oferecer ao consumidor um carro ecologicamente correto barato, o preço a se pagar seja o alto risco em caso de acidentes”.

Renault Kwid elétrico / Dacia Spring  [Euro NCAP]
Renault Kwid elétrico / Dacia Spring [Euro NCAP]
A nota baixa ao Zoe, segundo o Euro NCAP se da por conta da falta de assistentes eletrônicos que evitem acidentes. Além disso, o órgão julgou a proteção geral do elétrico como ruim em todas as situações, incluindo atropelamento. A troca do airbag lateral pelo de cortina também foi criticada pela entidade.

Nas notas, o Renault Zoe recebeu 43% para proteção de adulto, 52% para proteção de crianças, 41% para atropelamento e 14% em assistentes eletrônicos. As notas foram inferiores às do Dacia Spring, vulgo Renault Kwid elétrico. Apesar de mais simples, o modelo que deverá ser vendido no Brasil no próximo ano ganhou uma estrela.

Renault Zoe [Euro NCAP]
Em proteção para adultos a nota foi 49% já para crianças ele conseguiu 56%. No caso de pedestres o Kwid elétrico teve 39% de proteção para pedestres e 32% na nota para assistentes de segurança. Contudo, o Euro NCAP não economizou nas farpas à Renault

>>Fiat Argo e Cronos zeram no Latin NCAP, já o VW Taos ganha 5 estrelas

>>Renault Zoe evolui tanto que parece outro carro | Impressões

>>Renault Kwid: o que ele precisa para passar de ano? | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar