Destaque Novidades

Rodas do primeiro SUV elétrico da Toyota podem cair do nada

Toyota bZ4X e Subaru Solterra apresentam o mesmo defeito que o Fiat Stilo teve no Brasil anos atrás: rodas que caem sozinhas
Toyota bZ4X [divulgação]
Toyota bZ4X [divulgação]

“Sinceramente pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso tenha lhe causado”. É com essa frase que a Toyota tenta se redimir pelo recall que seu primeiro SUV elétrico de alto volume, o bZ4X. É que as rodas do modelo (e de seu primo Subaru Solterra) podem se soltar sem o menor aviso.

Ao todo foram convocados 5.300 carros, sendo 2.700 do bZ4X e o restante do Solterra. A Toyota especificou que do seu montante, 260 estão nos EUA, 2.200 na Europa, 110 no Japão e 20 no Canadá. Já a Subaru não especificou os países que o Solterra enfrentará o recall, mas adiantou que é um chamamento global.

A princípio, a maioria dos modelos envolvidos em recall seriam usados para test-drive e exibição em concessionárias. Contudo, alguns deles foram vendidos a consumidores finais que estão sendo convocados por Toyota e Subaru para o recall.

Subaru Solterra [divulgação]
Subaru Solterra [divulgação]
As duas marcas, inclusive, recomendam que “nenhum desses carros devem ser usados até que a solução para o problema seja encontrada”. Segundo elas, os SUVs Toyota bZ4X e Subaru Solterra têm rodas que caem por conta de um problema com os parafusos. Mas as marcas ainda não encontraram o culpado específico.

No comunicado, Toyota e Subaru ressaltam que “em carros com pouca quilometragem rodada, os parafusos das rodas podem perder o ponto de fixação ideal, fazendo com que as rodas caiam do veículo. Se isso acontecer em movimento, pode resultar em perda de controle e risco de acidente”.

Toyota bZ4X [divulgação]
Toyota bZ4X [divulgação]
Vale lembrar que no Brasil o Fiat Stilo passou pelo mesmo problema em 2010 onde o cubo da roda traseira que poderia romper nos modelos não equipados com freios ABS. Um recall foi feito e hoje em dia as unidades afetadas não possuem mais o problema. O recall de Toyota e Subaru não afeta o Brasil pois bZ4X e Solterra não são vendidos no nosso país.

Subaru Solterra [divulgação]
Subaru Solterra [divulgação]

>>Toyota prepara sedã aventureiro: mas vai fracassar como o Logan CVT?

>>Corolla sedã também pode ter versão GR

>>Toyota Toro? Fabricante do Corolla cogita fazer uma mini Hilux

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar