Destaque Novidades

Rolls-Royce apresenta novo Phantom, o “carro mais luxuoso do mundo”

Sedã traz faróis a laser e carroceria com aço polido a mão
Grade ficou maior e agora é integrada à carroceria (divulgação)

A Rolls-Royce apresenta nessa semana a oitava geração de um de seus modelos mais emblemáticos: o sedã ultraluxuoso Phantom. O modelo chega com o característico visual com linhas retilíneas, trazendo novidades tecnológicas e um novo motor V12.

Visualmente, o novo Rolls-Royce Phantom mantém seu desenho quadrado da geração anterior – que não mudou muito desde 2003. Ou seja, tem o mesmo estilo clássico do tradicional sedã britânico, mas com linhas suavizadas e destaque para a grade dianteira mais alta que, pela primeira vez, está integrada à carroceria — deixando o modelo mais moderno.

Clássica estátua “Spirit of Ecstasy” também continua no modelo
(divulgação)

Os faróis continuam afilados, mas tem luzes diurnas e iluminação a laser (com capacidade de iluminar 600 metros à frente), enquanto as rodas têm 22 polegadas e sistema de esterçamento na traseira. A suspensão a ar traz controle eletrônico e sistema de nivelamento automático.

Novidade também é a plataforma de alumínio, que está 30% mais rígida do que na geração anterior. O sedã faz bastante uso de aço inoxidável, aplicado na imensa grande dianteira, nas bordas superiores do longo capô e na coluna “C” — que utiliza, segundo a marca, a maior peça de aço polida a mão num automóvel no mundo. Além de servir ao novo Phantom, a arquitetura será aplicada também às futuras gerações do sedã Ghost, do conversível Dawn e do cupê Wraith.

Phantom EWB tem entre-eixos alongado (divulgação)

Por dentro, o sedã também mantém o desenho horizontal do painel, com destaque para o novo painel de instrumentos formado por duas telas digitais de TFT de 12,3 polegadas que simula instrumentos analógicos. Os bancos dianteiros têm aplique de madeira que acomodam as mesinhas dobráveis e as telas do sistema de entretenimento, que podem ser recolhidas ou abertas por um botão. O teto com iluminação que remete a estrelas no céu gera um belo efeito visual.

Teto pode ter pontos de luz para lembrar estrelas (divulgação)

Para garantir o silêncio na cabine, o sedã recebeu 130 kg de materiais de isolamento acústico, bem como pneus especiais com camada de espuma para reduzir o ruído do rolamento dos pneus. Entre os equipamentos, destaque para o sistema de visão 360º, visão noturna, controle de velocidade adaptativo, detector de pedestres e alerta de saída de faixa. Soma-se ao pacote conexão de internet e sistema head up display, responsável por projetar informações no para-brisa.

Embora aqui o foco não sejam os números de desempenho, o novo Phantom ostenta um novo motor V12 biturbo de 571 cv e 91,8 kgfm de torque, que trabalha atrelado a uma transmissão automática de oito marchas da ZF. Apesar de pesar 2,6 toneladas, o sedã acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e atinge a máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Rolls-Royce Phantom EWB (divulgação)

O Rolls-Royce Phantom será comercializado nas versões padrão e EWB, com entre-eixos alongado. Segundo a imprensa inglesa, o valor estimado é de 400 mil libras esterlinas (R$ 1,6 milhão numa conversão direta) — o que leva a concordar com o título de “carro mais luxuoso do mundo”, como diz a fabricante.

Veja mais:

>> Novo Audi A8 é o primeiro produzido em série a andar sozinho

>> Sedã de alto luxo, Jaguar XJR agora tem 575 cv

Sobre o autor

Diego Dias

Diego Dias

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Jocar