Destaque Novidades Serviço

Saiba o que revisar no carro antes de pegar a estrada

Verifique pneus, freios, entre outros componentes para curtir as férias com segurança
(Auto+)

As férias estão aí e nada mais recomendado do que fazer aquela revisão geral no carro antes de cair na estrada. Abaixo, confira as dicas do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) para você aproveitar as férias com segurança — e não ter nenhuma dor de cabeça pelo caminho:

 

 

Iluminação

Esse “check list” é importante, já que se o sistema de iluminação do carro estiver deficiente, você poderá tomar uma multa. Veja se está em funcionamento: lâmpadas de lanterna, dianteira e traseira, farol, farol alto, luz de freio, luzes de seta e pisca-alerta. Não se esqueça também de conferir se a luz da placa do veículo está funcionando.

Pneus

O pneu é um dos principais componentes do carro, já que é ele que faz o contato do veículo com o solo. Antes de pegar a estrada, confira a pressão dos pneus e do estepe ؅— que deverá estar sempre calibrado caso precise ser usado. Vale conferir também o nível do desgaste dos pneus através do TWI, que indica se o pneu precisa ser trocado ou não.

Se tiver de trocar um pneu

É essencial verificar se o triângulo, macaco, chave de roda e estepe estão presentes e localizados de acordo com o manual do carro. Não esqueça também de conferir se o macaco está funcionando e se o triângulo está com o sistema que o mantém em pé em bom estado.

Freios

Os freios também são componentes essenciais do veículo. Primeiramente, confira o nível do fluido de freio no reservatório. Se tiver muito abaixo da marcação máxima, dê uma olhada se não há vazamento no sistema. Teste os freios na prática e veja se apresenta problemas nas frenagens como trepidações, “atraso” na resposta do freio ou ruídos. Caso apresente alguns desses problemas, vá à uma oficina especializada.

Correias

Aqui a verificação é básica (mas tão importante quanto): veja se as correias estão ressecadas ou com danos. Se eles estiverem nessa situação, faça a troca.

Óleo e água do motor

Confira o nível do óleo com o veículo parado no plano e, claro, com o motor desligado (e frio). Se o nível estiver baixo, troque o óleo e complete até a marcação da vareta, sempre com o óleo especificado no manual do veículo. Assim como o óleo, verifique também o nível de água do sistema de arrefecimento do carro. Se necessário, complete até a marcação máxima encontrada no vaso de expansão.

Palhetas limpadoras do para-brisa

Elas são um pouco esquecidas na hora da manutenção, mas são de extrema importância, já que são as palhetas que deixarão seu para-brisa com boa visibilidade durante uma condução na chuva. Verifique se as palhetas têm desgaste ou se estão ressecadas. Se houver, faça a troca por palhetas novas. Não esqueça também de checar a água do limpador — sendo recomendado adicionar um pouco de detergente neutro para melhor limpeza durante seu uso.

Veja mais:

>> Locadora de automóveis promete revolucionar serviço em SP

>> Pena aumenta para motorista que bebe e comete homicídio

>> Inspeção veicular será obrigatória em todo o Brasil

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Encontre peças e acessórios





Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva