Vendas e Preços

Corolla, Arrizo 6 e Cerato: únicos sedãs médios a crescer em novembro

Segmento de sedãs médios vem encolhendo aos poucos com diversas aposentadorias e vendas em queda

Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]
Corolla Altis Premium [Auto+ / João Brigato]

Vítimas dos SUVs e da escalada de preços, o segmento de sedãs médios não está enfrentando um bom momento. Apesar da alta do mercado, o segmento teve apenas Toyota Corolla, CAOA Chery Arrizo 6 e Kia Cerato vendendo mais em novembro do que em outubro. Ironicamente eles puxaram o acumulado da categoria para cima.

O Toyota Corolla mantém sua hegemonia na categoria, sendo o único a vender mais de 5 mil unidades em um mês. Além disso, vê seu concorrente direto, o Honda Civic, com metade do volume comercializado no mesmo período.

CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]
CAOA Chery Arrizo 6 [divulgação]
Outro que só tem a comemorar é o CAOA Chery Arrizo 6. Aposta forte da marca chinesa, ele tem crescido constantemente e mostrando ter força no segmento. Ainda não incomoda o primeiro pelotão de Corolla, Civic, Cruze e Jetta, mas já deixou os rivais menos tradicionais para trás.

Já o Kia Cerato vem de altas e baixas, sendo novembro um de seus melhores meses. Ficou apenas uma unidade abaixo do Arrizo 6, mas já ultrapassou os concorrentes cambaleantes como o já aposentado Citroën C4 Lounge e o prestes a ser renovado Nissan Sentra.

Kia Cerato (divulgação)

A surpresa negativa do mês vem do Chevrolet Cruze. Se antes ele disputava a segunda colocação com o Honda Civic, cada vez mais ele vem derretendo e perdendo espaço no ranking de vendas divulgado pela Fenabrave.

Ele não consegue vender mais de mil unidades há tempos e se mantiver esse ritmo de queda poderá ser ultrapassado pelo Volkswagen Jetta em breve. O problema do Cruze é a incerteza sobre seu futuro, visto que o único país do mundo que o produz ainda é a Argentina e uma nova geração não está nos planos.

Sedãs médios mais vendidos de novembro

  1. Toyota Corolla – 5.017 unidades
  2. Honda Civic – 2.350 unidades
  3. Chevrolet Cruze – 428 unidades
  4. Volkswagen Jetta – 344 unidades
  5. CAOA Chery Arrizo 6 – 220 unidades
  6. Kia Cerato – 219 unidades
  7. Audi A3 Sedan – 193 unidades
  8. Mercedes-Benz Classe A Sedan – 73 unidades
  9. Citroën C4 Lounge – 22 unidades
  10. Nissan Sentra – 12 unidades

>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?

>>Chery Arrizo 6 vai mudar de visual para esquentar briga com Corolla

>>Chevrolet Monza substituirá o Cruze na briga com Corolla e Civic