Destaque Novidades

Segredo: vazam versões e motores do Citroën C3 2023

Prestes a ser lançado no Brasil, novo Citroën C3 tem pelo menos três versões confirmadas e duas opções de motores
Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]

Enquanto a Citroën ainda não lança o novo C3 2023, mas todos aguardam o hatch compacto com toque de SUV, informações sobre ele começam a vazar nas redes. A mais importante é sobre o fim do mistério: o novo Citroën C3 2023 terá as mesmas opções de motores e transmissões do Peugeot 208 (e parcialmente do Fiat Argo).

Revelado pelo Instagram Placa dos Carros, ao menos três versões do Citroën C3 já estão confirmadas. A informação foi obtida pelo renavan e registro de placa de três variantes do hatch compacto aventureiro: Live 1.0, Feel Pack 1.6 Automática e First Edition 1.6 Automática.

Assim temos a versão de entrada usando o nome Live tal qual já acontece com o C4 Cactus. Nesse caso ele usa motor 1.0 três cilindros aspirado do Fiat Argo e que recentemente foi incorporado à gama do Peugeot 208. São 75 cv e 10,7 kgfm providos pelo Firefly que também já foi usado por Uno e Mobi.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Será a primeira vez na história que um Citroën vendido no Brasil usa motor 1.0 – até então o menor motor que um modelo do duplo Chevron usou por aqui foi um 1.2 três cilindros importado. No caso do C3 1.0, o câmbio será sempre manual de cinco marchas. Ele deve se posicionar em preço entre o Mobi topo de linha e as versões de entrada de Argo e 208.

C3 automático é sempre 1.6

Já as duas outras variantes reveladas, a Feel Pack e a First Edition trazem motor 1.6 aspirado. É o mesmo do 208 com 120 cv e 16,1 kgfm, que foi recentemente recalibrado. Presente também no C4 Cactus, esse motor é de concepção mais antiga e deve ser substituído a médio prazo pelo 1.3 Firefly da Fiat que tem cavalaria bem próxima.

Citroën C3 2023 [divulgação]
Citroën C3 2023 [divulgação]
Como agora o motor 1.6 é atrelado somente ao câmbio automático de seis marchas, tanto no C4 Cactus quanto no 208, o novo C3 2023 deve seguir sem pedal de embreagem nas versões mais potentes. O First Edition será o topo de linha no lançamento, contando com visual exclusivo, mais itens de série e possivelmente cores disponíveis somente a ele.

Em um flagra feito no comercial de lançamento, aparecia um C3 2023 branco com teto laranja – combinação mostrada no lançamento na Índia e que ilustra essa matéria. Aqui no Brasil ele pode receber essa variante na First Edition. Contudo, todos os Citroën novos registrados e revelados pelo Placa dos Carros eram pintados na cor prata.

>>Mini-Renegade com base de Peugeot 208 pode se chamar Jeepster

>>SUV sedã? Citroën apresenta sucessor de C4 Lounge e C4 Pallas: o C4 X

>>Menor SUV do mundo? Citroën realmente lançou o Ami Buggy

Sobre o autor

João Brigato

2 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Não vai lançar não amigo, e têm mais, essa versão 1.6 sairá de linha daqui um ano ou menos, isso porque o projeto já está atrasado em seu lançamento.
      Futuro mico para quem compra, o certo seria nem ter esse motor e ficar só na opção 1.0 do Mobi