Novidades Serviço

Segurança para crianças: cadeirinha é essencial no carro

Saiba usar corretamente os dispositivos de segurança para minimizar os riscos para os pequenos
(reprodução)

A segurança no carro é um assunto que está cada vez mais presente. E é mais importante ainda quando envolve o transporte de crianças, isso porque, no Brasil, a violência do trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idades de 1 a 14 anos, segundo a ONG Criança Segura.

Para se ter ideia, em 2015, 1.389 crianças nessa faixa etária morreram por conta de  acidentes de trânsito. Já em 2016, 12.288 foram hospitalizadas, segundo o Ministério da Saúde. Esses são alguns dados que dão uma dimensão da importância do uso de dispositivos de segurança próprios para os pequenos, sendo adequado tanto para a idade quanto para a estatura.

Vale lembrar que ao usar o cinto de segurança, os riscos de ferimentos fatais para os passageiros é 45% menor, de acordo com o estudo do NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration). E esse dado é ainda mais relevante quando falamos de crianças.

O uso de cadeirinhas com seus diferentes tipos de fixações (nos veículos e nos próprios equipamentos) são de grande importância. Abaixo, veja quais atitudes são essenciais para minimizar todos os riscos para a criança em caso de acidente:

  • Transporte as crianças sempre em assentos infantis adequados à sua estatura e idade. Faça isso mesmo em trajetos curtos, como ir até a padria.
  • Fique atento e siga corretamente as instruções de instalação dos assentos infantis.
  • Lembre-se de sempre verificar se o cinto de segurança está afivelado. Não o deixe frouxo, senão a sua eficiência será praticamente anulada.
  • Crianças também devem usar o cinto da cadeirinha ou o cinto do próprio veículo, dependendo da sua idade ou estatura.
  • Objetos devem ser transportados em locais adequados, como porta-malas, porta-luvas ou porta-objetos, para que não sejam arremessados na direção da criança na eventualidade de uma colisão ou freada brusca. Em caso de não haver locais adequados, acomode o objeto no assoalho do veículo.
  • Verifique os tipos de fixações existentes nos veículos e nas cadeirinhas, tais como o ISOFIX, Top Tether e Latch. Esses sistemas são mais avançados para a fixação dos assentos infantis.

Veja mais:

>> Conheça a diferença entre as categorias de segurança veicular

>> A importância do uso do cinto de segurança no banco traseiro

>> Logan e Sandero ganham apenas 1 estrela no teste do Latin NCap

Sobre o autor

Avatar

Redação

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva