Curiosidades Destaque Mercado Novidades Serviço

Seminovo: confira cinco pontos essenciais antes de fechar negócio

Inspeção rigorosa vai de pintura a documentação, que pode esconder ingratas surpresas
carro seminovo
Venda de carros (divulgação)

Com base em normas de higiene que evitam a propagação do novo Coronavírus, agências, autoshoppings e concessionárias de São Paulo retomaram suas atividades nas últimas semanas. Mas, além de se prevenir com o uso de máscaras, respeito ao fluxo de pessoas e higienização das mãos com álcool em gel, será mesmo que você segue a risca os procedimentos que podem te livrar de ciladas na compra do carro seminovo?

Na maioria das vezes, o preço é o fator que mais chama atenção neste momento. Mas, se o valor está muito mais baixo e atrativo, e o carro está em bom estado de conservação – principalmente na parte estética -, fica mais difícil prever que pode haver algum problema a longo prazo.

Por isso, antes de fechar negócio é essencial fazer uma inspeção rigorosa, que deve considerar estética, mecânica e, claro, as questões documentais. De acordo com a empresa Volanty, mais de 150 itens devem ser inspecionados, no total.

Verifique estética, interior e também o motor do carro (divulgação)

Busque informações prévias 
Nas redes sociais há dezenas de comunidades que discutem a qualidade de cada veículo. Notícias e rankings publicados na mídia também ajudam a conhecer mais sobre os veículos, e até a definir qual a melhor opção, no caso de dúvida.

Teste o carro antes de comprar
Apesar de não ser suficiente para uma compra segura, fazer test-drive com o seminovo é fundamental. O ideal é circular por locais onde está acostumado a dirigir e ficar atento aos possíveis barulhos que podem surgir ao longo do percurso, como o de peças soltas ou na parte mecânica, por exemplo.

seminovo
Suspensão também merece atenção (divulgação)

Atenção ao estado de conservação
É importante observar o manual do automóvel, lá está registrado se o proprietário realizou todas as revisões indicadas pela montadora. Verifique se o carro seminovo tem extintor, macaco, triângulo, chave de rodas e estepe em condições de uso. Atenção redobrada aos possíveis vazamentos de óleo embaixo do carro. Confira o estado dos pneus, pois desgastes irregulares podem indicar problemas com a suspensão ou a falta de alinhamento das rodas. Cheque odômetro, pedal de freio, volante, câmbio e a luz do air bag no quadro de instrumentos, que deve se acender por alguns segundos e depois se apagar. Se não acender, há algo errado. Não se esqueça de testar ar-condicionado, vidros elétricos e o funcionamento de todas as luzes do veículo.

Saiba se o carro foi danificado
É essencial ficar atento à procedência. A análise documental, com a checagem do número do chassi, dos vidros e da placa, é extremamente necessária para evitar fraudes. Algumas empresas analisam, por meio do site do Detran local, a placa do carro e algumas pendências, como multas, além da idoneidade do documento do veículo, claro. Para identificar a ocorrência de acidentes é preciso fazer uma vistoria na pintura com o carro seco e limpo. Ao observá-lo em algum lugar bem claro, de preferência durante do dia, é possível enxergar pequenas diferenças na pintura que denunciam acidentes. Ondulações, pequenos amassados na lataria ou diferenças nas quinas do capô são outras indicações de colisão.

seminovos
É essencial saber se veículo passou por enchentes (divulgação)

Teve incidente com enchentes?
Carros que sofreram danos por enchentes possuem odor característico. Mesmo após higienização é possível achar impurezas depositadas em lugares pouco expostos. Verifique o estado do estofamento dos bancos e do carpete. Se o tecido estiver estragado, o carro pode ter sido vítima de enchente ou está com problemas de vedação.

Veja mais:

>> Seminovos e usados caem 62,58%

>> Veja quais os carros usados que menos desvalorizam

>> Reabertura de concessionárias gera boa expectativa para o setor

Sobre o autor

Vagner Aquino

Vagner Aquino

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva

Encontre peças e acessórios