Novidades

SpaceX manda Tesla Roadster para fora da Terra

Carro foi enviado ao espaço pelo foguete Falcon Heavy, nos Estados Unidos

Tesla Roadster no espaço (divulgação)
Tesla Roadster no espaço (divulgação)

A SpaceX realizou um feito inédito: mandou um carro para o espaço! Isso foi possível graças ao lançamento do foguete espacial Falcon Heavy, que arrematou o título de veículo espacial mais poderoso já lançado no mundo — superando os foguetes Saturn 5, da Nasa.

Produzido pela SpaceX (empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk — também dono da Tesla), o foguete foi lançado na noite desta terça-feira (6) do Centro Espacial Kennedy em Cabo Canaveral, Flórida.

Tesla Roadster (reprodução)

O carro escolhido para ser enviado para fora da Terra? Um Tesla Roadster da primeira geração, cujo dono é ninguém menos que o próprio Elon Musk. A escolha do modelo Roadster não foi à toa, já que o carro foi o primeiro produzido pela Tesla, em 2008. Ele teve apenas 2.450 unidades produzidas, com cada carro trazendo sob o capô um motor elétrico com 252 cv e autonomia de até 393 km. A próxima geração do Roadster será lançada em 2020.

O feito não foi só uma promoção, mas também uma demonstração da capacidade do foguete levar cargas para o espaço, sendo o carro da Tesla apenas um teste, afinal, o foguete pode levar até 70 toneladas.

O toque final fica para o boneco com roupa de astronauta colocado no banco do motorista do carro, batizado de “Starman” (homem das estrelas, traduzido do inglês). Destaque também para o painel de instrumentos com a mensagem “Não entre em pânico”, enquanto nos alto alto-falantes era tocada a música Life To Mars do falecido cantor David Bowie (veja no vídeo). De acordo com Elon Musk, o carro demorará seis meses para chegar à órbita de Marte. Abaixo, confira as imagens do lançamento do foguete e do Tesla Roadster em órbita no espaço:

A promessa é que o foguete Falcon Heavy ganhe vantagem em cima das companhias de foguetes espaciais rivais, já que o foguete toma à frente em relação ao custo de operação e capacidade carga. Ou seja, a SpaceX de Elon Musk poderá ganhar, em breve, contratos com a Nasa, as Forças Armadas dos EUA, entre outras empresas aeroespaciais.

Veja mais:

>> Novo Tesla Roadster vai de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo

>> Hyperloop: Brasil pode ter centro de desenvolvimento de “trem” supersônico

>> Faraday Future FF 91: um elétrico de alto desempenho