Destaque Novidades

SsangYong vai clonar o Jeep Renegade em inédito SUV compacto

Teaser revela o inédito SsangYong X200, mas se olhar atentamente, não parece um Jeep Renegade? E vale ressaltar: a marca não é chinesa!
SsangYong X200 [divulgação] Jeep Renegade
SsangYong X200 [divulgação]

Em um delicado momento de recuperação, a SsangYong prepara um novo SUV compacto para sua linha. Como esse mercado é concorridíssimo no mundo todo, a marca sul-coreana preferiu usar de uma fórmula de sucesso. Ou seja, vai copiar descaradamente o Jeep Renegade.

O inédito SsangYong X200 teve seus primeiros esboços divulgados pela marca sul-coreana e de pronto é possível ver as linhas do Jeep Renegade nele. Faróis redondos integrados à grade frontal? Confere. Carroceria quadrada inspirada em SUVs antigos? Presente. Coluna C larga e teto com recorte para parecer removível? Também.

Todos os elementos básicos do design do Jeep Renegade foram transportados para o SsangYong X200 como as marcas chinesas faziam antigamente. E ainda há quem ache que a SsangYong é chinesa, não coreana – copiando carros assim, ela também não vai ajudar muito nessa visão.

Poder da dureza

Apesar disso, o SUV traz alguns elementos visuais interessantes, como os prolongamentos de LED nos para-lamas dianteiros. As caixas de roda são quadradas e acompanhadas por vincos fortes e igualmente quadrados na parte superior. Na traseira, um ressalto na tampa do porta-malas tenta simular um estepe por ali.

As lanternas são baixas e quadradas, com elementos de LED em U como na dianteira. Há de destacar ainda a presença de grade frontal com cinco fendas em forma de diamante com friso cromado ao centro. A Jeep usa sete fendas com bordas cromadas. Tudo isso faz parte da linguagem de design Poder da Dureza, que a SsangYong usará em outros carros.

Jeep Renegade
SsangYong X200 [divulgação]
Ainda não foram reveladas informações sobre o conjunto mecânico do SUV compacto sul-coreano. Ele terá algum tipo de eletrificação, como é o foco da marca nesse momento. É possível que ele use motores a gasolina com sistema micro-híbrido e propulsores diesel em versões específicas.

>>Fiat Pulse terá interior com peças de Toro, Argo e até Jeep Compass

>>Jeep Compass Longitude turbo é o sonho da classe média | Avaliação

>>Moab é o Jeep Renegade definitivo? | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

7 Comentários

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva