Curiosidades Destaque

Mustang, Camaro e Eclipse: por que esses esportivos viraram SUVs?

Além de Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Mitsubishi Eclipse, que viraram SUVs, o nome Maverick agora é de uma picape
Ford Mustang e Mustang Mach E [divulgação]
Ford Mustang e Mustang Mach E [divulgação]

O mundo agora é dos SUVs. A cada ano que passa, novos utilitários são lançados e as marcas substituem hatches e sedãs por veículos mais altinhos. Quer mais prova disso do que o surgimento Toyota Corolla Cross ou a substituição do Nissan March pelo Magnite? E nessa onda, nem Ford Mustang, Chevrolet Camaro e Mitsubishi Eclipse escaparam.

Ainda que cada um dos três tenha passado pelo processo de SUVzação de maneira diferente, todos eram esportivos que foram convertidos em utilitários de alguma maneira. Mas quais os motivos para isso e como cada marca tratou seus novos SUVs?

Ford Mustang

Já havia alguns anos que a Ford estudava ampliar a família Mustang. A princípio seria lançado um modelo de quatro portas, nos moldes de Mercedes-Benz CLS e Porsche Panamera. Mas com a eletrificação global e a febre dos SUVs, o rumo mudou e assim o Mustang se tornou um SUV elétrico.

Batizado de Ford Mustang Mach E, o modelo compartilha com o Mustang original apenas o nome, logotipos e visual. Trata-se de um SUV totalmente elétrico com plataforma e motorização completamente diferente do muscle-car.

O Mach E, surpreendentemente, tem medidas parecidas com as do Mustang: são 4,72 m de comprimento, 1,88 m de largura e 1,60 m de altura. O cupê, por sua vez, tem 4,78 m de comprimento, 1,91 m de largura e 1,38 m de altura.

Já o que acontece debaixo do capô que é diferente. O Mustang Mach E Possui ao todo quatro versões: Standard Range de 270 cv, Extended Range de 294 cv ou de 351 cv e a GT de 487 cv. Já o Mustang tem como opões motores 2.3 EcoBoost quatro cilindros turbo de 314 cv, V8 5.0 de 460 cv. Existem ainda outras variantes de motor V8 com mais potência.

Chevrolet Camaro

Diferentemente do caso do Mustang e do Mach E em que fica claro quem é o SUV de quem, na situação da GM o parentesco é mais distante. Lançado em 2019, o Chevrolet Blazer se tornou a alternativa da marca norte-americana ao Ford Edge na aposta dos SUVs grandes com pegada esportiva.

Chevrolet Blazer [divulgação]
Chevrolet Blazer [divulgação]
E nada melhor do que esportivo dentro da Chevrolet do que o Camaro, certo? Desde que o modelo foi apresentado, ele sempre foi associado a um Camaro SUV. O visual deixa isso bem claro no desenho da dianteira, que segue a mesma linguagem visual entre os dois.

Contudo, é na cabine que Blazer e Camaro mostram seu parentesco. As saídas de ar circulares e baixas, posicionadas logo à frente da manopla de câmbio, são as mesmas entre os dois modelos. Até mesmo o visual geral do painel é compartilhado entre eles. Ainda assim, o volante é diferente, deixando o Blazer com mais pose de SUV.

Se no caso de Mustang e Mustang Mach E os níveis de potência e performance são até que parecidos, Camaro e Blazer não poderiam ser mais distantes um do outro. O SUV grande conta com motores 2.5 aspirado e 2.0 turbo, ambos quatro cilindros. Há ainda uma opção V6 3.6, mas todos menos potentes que o Camaro.

O muscle-car, por sua vez, tem motor 2.0 quatro cilindros turbo, mas com 275 cv contra 230 cv do Blazer. Há ainda motor 6.2 V8 de 461 cv e versões com ainda mais potência em variantes focadas em performance na pista – mesma estratégia do Mustang.

Chevrolet Camaro [divulgação
Chevrolet Camaro [divulgação

Mitsubishi Eclipse

Enquanto no caso do Mustang e do Camaro suas versões SUV convivem pacificamente com os esportivos, o Mitsubishi Eclipse não teve a mesma sorte. Produzido entre 1989 e 2011 como um cupê de duas portas com tração dianteira, o nome voltou a ser usado em 2017 pela Mitsubishi junto do sobrenome Cross.

Esse caso foi a conversão completa do Eclipse em SUV e sem qualquer tipo de elemento que lembre o modelo original. Ao ver um Mach E, é possível identificar o visual do Mustang – mesmo efeito que o Blazer tem sobre o Camaro. Mas entre Eclipse e Eclipse Cross não há qualquer tipo de ligação além do nome.

Mitsubishi Eclipse Cross [divulgação]
Mitsubishi Eclipse Cross [divulgação]
Lançado para preencher o espaço entre o ASX e o Outlander, o Eclipse Cross foi alvo de polêmica quando foi lançado por conta de seu visual nada ortodoxo. Fez sucesso mesmo assim por ser confiável e robusto, mas o retoque visual promovido no ano passado se fez necessário.

Dos três SUVs de esportivos citados aqui, o Eclipse Cross é o único que é produzido e vendido no Brasil. Ele é oferecido nas versões GLS (R$ 151.990), HPE (R$ 167.990), HPE-S (R$ 185.990) e HPE-S AWD (R$ 193.990). Todas equipadas com motor 1.5 turbo de 165 cv e câmbio CVT.

Mitsubishi Eclipse [divulgação]
Mitsubishi Eclipse [divulgação]

>>Depois do Ford Mustang, Chevrolet Corvette vai virar SUV

>>Novo Mitsubishi Eclipse Cross já está registrado no Brasil

>>Chevrolet Equinox 2022 não terá mais motor 2.0 do Camaro

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar