Destaque

Toyota lançará novo SUV compacto com tamanho de Ford EcoSport

Novo Toyota Urban Cruiser será o segundo menor SUV da Toyota, sendo mais curto que o Yaris Cross
Toyota Urban Cruiser
Toyota Urban Cruiser [divulgação]

Depois de alguns anos focada somente nos segmentos médio e superior entre os SUVs, a Toyota está produzindo uma verdadeira enxurrada de novos utilitários esportivos. Além do subcompacto Raize, o compacto Yaris Cross e o médio Corolla Cross (que será vendido no Brasil), a Toyota revela que lançará mais um SUV compacto em 2020, o Urban Cruiser.

O novo SUV da Toyota não será um modelo totalmente inédito como os demais recentemente lançados. Ele será, a princípio, exclusivo da Índia e será o segundo Suzuki rebatizado e levemente reestilizado a ser vendido pela Toyota. O primeiro foi o Suzuki Baleno que é vendido como Toyota Glanza por lá.

Resgatando o nome Urban Cruiser, usado por um crossover com ares de minivan vendido entre 2008 e 2014, o novo SUV será um Suzuki Vitara Brezza rebatizado. O Toyota Urban Cruiser de 2020 é um SUV subcompacto, com 4 metros de comprimento (mesmo porte do Ford EcoSport) criado para se encaixar nas regras de incentivos fiscais na Índia para carros desse porte.

Toyota Urban Cruiser 2014
Toyota Urban Cruiser 2014 [divulgação]
Pouco foi revelado pela Toyota sobre o visual do novo Urban Cruiser, mas é esperado que a marca faça mais modificações estéticas do que feito no Glanza, que só trocou os logotipos da Suzuki pelos da Toyota.

Micro-híbrido de quatro marchas

Como o segmento de SUV subcompactos é importante na Índia, a Toyota precisa ter algum tipo de argumento visual para seduzir os consumidores do seu primo Suzuki. Afinal, a motorização será exatamente a mesma composta por um motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 105 cv e 14 kgmf de torque.

O Suzuki Vitara Brezza tem transmissão manual ou automática de apenas quatro marchas, conjunto mecânico que deverá ser replicado no Toyota Urban Cruizer. Apesar da transmissão antiquada, ele conta com sistema micro-híbrido para auxiliar na redução de consumo de combustível.

Será que o Toyota Urban Cruiser poderia ser uma boa alternativa para a Toyota no Brasil de ter um SUV compacto de entrada abaixo do Corolla Cross?

>>Toyota Corolla Cross: preços entre R$ 156 mil e R$ 196 mil na Tailândia

>>Toyota Yaris 2021 tem visual revelado e não nega inspiração no Corolla

>>Cross: Toyota revela crossover baseado no Yaris

Sobre o autor

João Brigato

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar