Curiosidades

10 SUVs compactos com porta-malas grande

Queridinhos pelo público, nem sempre os SUVs compactos contam com um bom porta-malas; ao menos os desta lista mandam bem nesse quesito

Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]

Não tem jeito, os SUVs compactos dominaram o mercado. Basta dar uma olhada nas ruas para ver a quantidade que há rodando por aí. Porém, tem modelos que são sucesso de vendas e não são bons em alguns aspectos, principalmente quando o assunto é o porta-malas. 

Por isso, o Auto+ reuniu quais os 10 SUVs compactos com os maiores porta-malas da categoria. Porém, foram considerados apenas os modelos que aparecem no ranking de mais vendidos. Os utilitários de luxo e de marcas premium também ficaram de fora, já que se tratam de modelos de nicho.

Confira quais são os modelos que mais levam bagagens a seguir.

10º- Caoa Chery Tiggo 5x Pro: 340 litros 

CAOA Chery Tiggo 5X Pro [divulgação]
O SUV da Caoa Chery, ficando com a décima posição. Embora a fabricante declare que o modelo conta com um amplo espaço para as bagagens, o volume declarado para o carro é relativamente pequeno, sendo maior apenas que o do de rivais como o Jeep Renegade e Citroën C4 Cactus.

9º- Peugeot 2008: 355 litros

Peugeot 2008 Griffe THP 2023 [divulgação]
Peugeot 2008 Griffe THP 2023 [divulgação]
Mesmo tendo recebido uma discreta atualização no visual há poucos meses, o 2008 é um dos modelos mais veterenos da atualidade. E também não é uma das referências em espaço, mas ao menos seu bagageiro leva 355 litros. Pode não ser o maior volume, mas também não está entre os menores.

8º- Fiat Pulse: 370 litros

Fiat Pulse Drive 1.3 CVT [Auto+ / Maurício Garcia]
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT [Auto+ / Maurício Garcia]
O caso do Fiat Pulse é um pouco polêmico. Isso porque a montadora declara que a capacidade é de 370 litros, mas a marca alterou a forma de medição do bagageiro de seus veículos de um tempo para cá. Por isso, por mais que tenha esse número declarado, basta olhar para o porta-malas de um Pulse para perceber que o espaço é menor do que isso.

7º- Volkswagen T-Cross: 373 litros

Volkswagen T-Cross 2021
Volkswagen T-Cross [divulgação]
Um dos SUVs mais vendidos do mercado, o Volkswagen T-Cross conta também com um porta-malas intermediário. Mesmo sendo mais caro que o Nivus, o modelo tem desvantagem no volume para as malas, mas compensa com um dos maiores entre-eixos da categoria.

6º- Chevrolet Tracker: 393 litros

Chevrolet Tracker Premier 1.2 [Auto+ / João Brigato]
Chevrolet Tracker Premier 1.2 [Auto+ / João Brigato]

Lançado em 2020, o Tracker da geração atual corrigiu o problema de espaço no porta-malas do anterior. Com 393 litros, o carro é o primeiro da lista que se aproxima bem dos 400 litros, e só não alcançou por pouco, sendo o último da relação com bagageiro abaixo desta capacidade.

5º- Volkswagen Nivus: 415 litros 

Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen Nivus Highline Hero [Auto+ / João Brigato]
Se o Tracker não alcança os 400 litros por pouco, o Nivus não só alcança como supera o número. Como dito acima, o curioso é que o modelo supera o VW T-Cross neste quesito, mesmo custando menos. A justificativa é para a queda do teto do Nivus, que por conta do visual cupê, acaba tendo um volume maior na traseira.

4º- Hyundai Creta: 422 litros

Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]
Hyundai Creta Platinum Turbo [Auto+ / João Brigato]
Além de ter ficado com um visual mais polêmico, o Creta de segunda geração perdeu alguns litros no porta-malas. Antes o espaço tinha 431 litros de capacidade, nove a mais que os atuais 422 litros. Mesmo assim, o SUV segue como um dos melhores neste quesito.

3º- Nissan Kicks: 432 litros

[Auto+ / João Brigato]
[Auto+ / João Brigato]
O SUV da marca japonesa abre o pódio com o seu porta-malas de 432 litros. Nesse aspecto, o Kicks sempre foi uma das referências, tanto que segue sendo um dos mais espaçosos da categoria até os dias atuais. E olha que o carro já tem seis anos de mercado. 

2º- Renault Captur: 437 litros

Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Renault Captur Iconic [Auto+ / João Brigato]
Recentemente, surgiu a informação de que o fim do Renault Captur está próximo. Acontece que o modelo nunca foi um sucesso de vendas e consegue ser mais apertado e com menor porta-malas que o Duster, que é mais barato. Com isso, realmente parece que a trajetória do Captur está próxima do fim, mesmo tendo um porta-malas bom.

1º- Renault Duster: 475 litros

Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]
Renault Duster Iconic turbo [Auto+ / João Brigato]
Por falar no Duster, é justamente dele o troféu de SUV compacto com o maior porta-malas. Quer dizer, ao menos até o Fiat Fastback ser lançado, já que o modelo tem tudo para roubar o posto do SUV da Renault. Porém, enquanto isso não acontece, o Duster segue tranquilo na primeira posição.

>> Chevrolet Tracker Premier 1.2 é custo-benefício e só | Avaliação

>> Renault Duster turbo: cavalo que anda, bebe (e muito) | Avaliação

>> Nivus prova que a Volkswagen tem que deixar o Brasil fazer | Avaliação