Mercado Novidades

Jeep Renegade perde liderança entre os SUVs mais vendidos de 2020

Reviravolta nos últimos meses colocou o Volkswagen T-Cross não somente à frente do Jeep Renegade, como também do Chevrolet Onix
Jeep Renegade
Jeep Renegade [divulgação]

Em alta nos últimos meses, o Volkswagen T-Cross cumpriu a promessa, feita em seu lançamento, de ser o primeiro entre os SUVs mais vendidos. Não somente isso, o utilitário alemão agora também lidera o mercado brasileiro como um todo, à frente do Chevrolet Onix.

Nos dois últimos meses, o segmento foi liderado pelo SUV da Volkswagen, contudo até o fechamento do primeiro semestre, o Jeep Renegade ainda era o SUV mais vendido do Brasil. Bastou julho chegar para o T-Cross virar o jogo e ainda colocar uma vantagem de praticamente 5 mil unidades frente ao rival no acumulado do ano.

SUVs mais vendidos do Brasil em julho

1.Volkswagen T-Cross: 10.210 unidades
2. Chevrolet Tracker: 6.070 unidades
3. Jeep Compass: 4.786 unidades
4. Jeep Renegade: 4.735 unidades
5. Hyundai Creta: 4.017 unidades
6. Nissan Kicks: 2.418 unidades
7. Honda HR-V: 2.377 unidades
8. Ford EcoSport: 2.078 unidades
9. Renault Duster: 1.422 unidades
10. Renault Captur: 1.388 unidades

Resta saber se o recém-lançado SUV cupê Volkswagen Nivus atrapalhará a performance de seu irmão T-Cross rumo à liderança do segmento. Nesse primeiro mês fechado de vendas, o Nivus chegou a 488 novas garagens, ainda longe das 10.210 unidades do T-Cross.

Volkswagen T-Cross
Volkswagen T-Cross [divulgação]
Renegade estacionado

Apesar de ter mantido o volume de vendas bastante semelhante ao que conquistou em junho, o Jeep Renegade desceu para a quarta colocação em julho. Isso se deve ao forte avanço do Chevrolet Tracker, agora o segundo modelo mais vendido da categoria.

Seu irmão Compass também reagiu, saltando da quinta colocação entre os SUVs mais vendidos para o terceiro lugar no pódio, com uma vantagem pequena de apenas 51 unidades para o Renegade.

Troca de posições

Com o novo líder, alguns modelos do restante do ranking dos SUVs mais vendidos também se mexeram. A exceção ficou para o Renault Captur que continuou na lanterna da categoria. O Hyundai Creta, que estava presenta na lista dos dez carros mais vendidos de junho, caiu também em sua categoria e agora está em quinto lugar.

Renault Duster
Renault Duster [divulgação]
Honda HR-V e Nissan Kicks disputam entre si, com um volume de vendas consideravelmente constante nos últimos meses. Em julho eles trocaram de posições, garantindo a vitória ao Kicks.

A história é bastante semelhante entre Ford EcoSport e Renault Duster, modelos que há uma década disputavam sozinhos a liderança entre os SUVs mais vendidos. Em julho o Duster perdeu para o EcoSport, com uma desvantagem maior do no mês anterior.

>>VW T-Cross lidera carros mais vendidos de julho e deixa Onix para trás

>>Americano mistura Chevrolet Tracker com avião e o leiloa

>>Jeep Renegade 2021: nova versão diesel e PCD perde itens

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar