Destaque Mercado

Com Renegade 2022 e Pulse, como fica a escada de SUVs da Stellantis?

Somando modelos e versões, são ao todo 36 SUVs que a Stellantis oferece no Brasil entre Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep
Renegade
Fiat Pulse Impetus [Auto+ / João Brigato]

O portfólio de SUVs da Stellantis é o que mais tem crescido nos últimos tempos. Essa categoria, aliás, é a que o grupo mais tem modelos diferentes no Brasil. Prova disso é que, se somadas todas as versões, são 36 opções diferentes de SUVs. Número que engrossou graças ao lançamento do novo Jeep Renegade 2022 e do Fiat Pulse.

Por isso, reunimos aqui todos os SUVs que quatro das seis marcas do grupo Stellantis atuantes no Brasil possuem neste momento. A escada de preços fica bem clara entre os modelos do lado FCA (Fiat e Jeep), mas ganha entrelaço com os Peugeot e Citroën que se posicionam em buracos bem específicos da escada de SUVs do grupo.

Sem considerar versões, a escada de modelos da Stellantis começa com o Fiat Pulse, sobe para o Citroën C4 Cactus, seguido pelo Peugeot 2008 e fecha com o Jeep Renegade. O segundo andar é aberto pelo Jeep Compass e segue com o Commander. Já o topo da gama tem os Jeep Wrangler e Grand Cherokee. Ou seja, Fiat e Jeep preenchem as pontas, Citroën e Peugeot ficam com o recheio do meio.

carros
Fiat Pulse 1.3 Drive [divulgação]

Escalada de preços

Colocando os preços como balizador, as coisas começam a ficar um pouco confusas. Já que versões de um modelo encostam na de outro e há bastante alternância entre as marcas. A base começa com o Fiat Pulse na versão Drive manual de R$ 87.990 e na Drive CVT de R$ 96.990. Esses dois são os únicos SUVs da Stellantis que custam menos de R$ 100 mil.

O Pulse também é o mais barato dentro dos R$ 100 mil na versão Drive turbo de R$ 104.990. Ele é menos de R$ 100 mais barato que o Citroën C4 Cactus Live, que sai por R$ 105.590. Logo em seguida, o Cactus volta novamente com a versão X Series de R$ 109.590, fechando a gama de preço de R$ 100 mil a R$ 110 mil.

Citroën C4 Cactus X-Series [divulgação]
Citroën C4 Cactus X-Series [divulgação]
Fiat Pulse Audace por R$ 112.490 fica pouco abaixo do Peugeot 2008 Allure Pack de R$ 116.990 e do Citroën C3 Cactus nas versões Feel de R$ 1118.990 e Feel Pack de R$ 121.990. O Fiat Pulse encerra sua participação na lista com a versão topo de linha Impetus de R$ 123.490.

Colado (enquanto os preços não subirem), o Jeep Renegade Sport sai por R$ 123.990 e já tem motor 1.3 turbo. Até aqui, Pulse se apresenta com motores 1.3 aspirado ou 1.0 turbo. Já o C4 Cactus e o Peugeot 2008 usam um 1.6 aspirado.

Renegade Sport [divulgação]
Por falar nos irmãos PSA, o 2008 Griffe THP de R$ 125.990 e o C4 Cactus Shine THP de R$ 135.590 vêm logo em seguida equipados com motor 1.6 turbo menos potente que o 1.3 do Renegade. O Jeep Renegade Longitude de R$ 138.990 fecha esse primeiro andar de SUVs da Stellantis.

Onde entram os médios

Fiat, Peugeot e Citroën á não tem mais SUVs nessa faixa de preço acima dos R$ 150 mil. Esse território é todo da Jeep. Mas há um buraco grande entre os R$ 138.990 do Renegade Longitude e o Compass Sport de R$ 158.990. Pedaço que poderia ter sido preenchido por um Renegade Limited 4×2 ou um Longitude 4×4.

Renegade 2022
Jeep Renegade Trailhawk [divulgação]
A alternância entre Renegade e Compass continua com o SUV compacto saindo por R$ 163.290 nas versões Série S 4×4 e Trailhawk 4×4. O Compass Limited flex de R$ 170.590 fica perto do Renegade Série S Teto 4×4 de R$ 171.780. A faixa até R$ 200 mil fecha com o Compass Limited flex de R$ 189.990.

O Compass Série S de R$ 209.590 é a versão flex mais cara do SUV médio e única com esse motor que passa dos R$ 200 mil. Aqui ele começa a alternar os preços das versões diesel com seu irmão maior Commander. O estreante de sete lugares parte de R$ 212.990 na versão Limited flex, bem próxima à Longitude diesel do Compass, que custa R$ 217.590.

Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]
Jeep Compass Limited Diesel [Auto+ / João Brigato]
Compass fecha sua gama nas versões Limited diesel e Traihawk diesel, vendidas exatamente pelos mesmos R$ 237.990. Eles ficam bem próximos do Commander Overland flex de R$ 239.990. O SUV de sete lugares só não fica sozinho dali em diante por conta do Peugeot 3008, o SUV importado mais barato da Stellantis.

O Peugeot 3008 começa na versão Griffe de R$ 259.990, enquanto o Commander diesel parte na Limited de R$ 274.490. O Peugeot 3008 ainda traz a versão GT Pack de R$ 279.990 para fechar a gama de SUVs Stellantis abaixo dos R$ 300 mil. Isso porque o Commander Overland diesel custa R$ 301.490.

Renegade
Jeep Commander Overland Flex [Auto+ / João Brigato]

Topo da gama

A exceção do Peugeot 3008, todos os SUVs da Stellantis até este momento são produzidos no Brasil. Os Jeep Renegade, Compass e Commander são feitos em Goiana, Pernambuco. Já o Peugeot 2008 e o Citroën C4 Cactus nascem em Porto Real, Rio de Janeiro. Por outro lado, o Fiat Pulse é o único SUV produzido em Betim, Minas Gerais.

O que chama atenção é a grande distância de preço entre o Commander Overland Diesel e o Wrangler Sahara duas portas (R$ 358.200). São exatos R$ 56.710 entre o SUV mais caro da Stellantis feito no Brasil e o importado mais barato da Jeep.

Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / João Brigato]
Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / João Brigato]
O Wrangler ainda tem a carroceria Unlimited (quatro portas) nas versões Overland e 80 anos de R$ 391.900 e a Rubicon de R$ 439.590. E com o título de SUV mais caro da Stellantis à venda no Brasil, o Jeep Grand Cherokee sai por R$ 496.990 na versão Limited ou na série especial 80 anos. Maserati não revelou preços oficiais no Brasil por isso ficou de fora.

Preços e versões de todos os SUVs da Stellantis

  1. Pulse Drive manual – R$ 87.990
  2. Pulse Drive CVT – R$ 96.990
  3. Pulse Drive turbo – R$ 104.990
  4. C4 Cactus Live – R$ 105.590
  5. C4 Cactus X Series – R$ 109.590
  6. Pulse Audace – R$ 112.490
  7. 2008 Allure Pack – R$ 116.990
  8. C4 Cactus Feel – R$ 118.990
  9. C4 Cactus Feel Pack – R$ 121.990
  10. Pulse Impetus – R$ 123.490
  11. Renegade Sport – R$ 123.990
  12. 2008 Griffe THP – R$ 125.990
  13. C4 Cactus Shine THP – R$ 135.590
  14. Renegade Longitude – R$ 138.990
  15. Compass Sport flex – R$ 158.990
  16. Renegade Série S 4×4 ou Trailhawk 4×4 – R$ 163.290
  17. Compass Longitude flex – R$ 170.590
  18. Renegade Série S Teto 4×4 – R$ 171.780
  19. Compass Limited flex – R$ 189.990
  20. Compass Série S – R$ 209.590
  21. Commander Limited flex – R$ 212.990
  22. Compass Longitude diesel – R$ 217.590
  23. Compass Limited ou Trailhawk diesel – R$ 237.990
  24. Commander Overland flex – R$ 239.990
  25. Peugeot 3008 Griffe – R$ 259.990
  26. Commander Limited diesel – R$ 274.490
  27. Peugeot 3008 GT Pack – R$ 279.990
  28. Commander Overland diesel – R$ 301.490
  29. Wrangler Sahara 2 portas – R$ 358.200
  30. Wrangler Unilited Overland e 80 Anos – R$ 391.900
  31. Wrangler Unlimited Rubicon – R$ 439.590
  32. Grand Cherokee Limited ou 80 Anos – R$ 496.990

>>Fiat Pulse tem potencial para ser o que Palio e Uno foram | Avaliação

>>Jeep Compass de luxo: Alfa Romeo Tonale é rival Stellantis do Audi Q3

>>Jeep Commander flex: é mais e menos que o irmão Compass | Avaliação

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar