Destaque Mercado

SUVs dominam vendas na China e Corolla vende menos que Sentra

Demorou, mas finalmente um SUV se tornou o carro mais vendido da China, destronando o Nissan Sentra
Nissan Sentra [divulgação]
Nissan Sentra [divulgação]

Em período de recuperação de mercado após a amenização dos casos de Covic-19, a China vive um grande crescimento nas vendas de automóveis. Com aumento de 365% na comercialização de veículos novos frente a 2020, o país mais populoso do mundo teve, pela primeira vez, um SUV como líder. Além disso, Nissan Sentra segue dando um baile no Toyota Corolla.

Presente no Brasil no passado somente com carros comerciais, e com o polêmico nome de Chana, a Changan colocou um SUV no pódio. O Changan CS75 foi não somente o SUV mais vendido da China como o líder de vendas do mercado com 32.697 unidades comercializadas.

Ele é seguido de perto pelo Haval V6, outro frequentador assíduo do ranking dos modelos mais vendidos.  O ranking de carros mais vendidos da China em fevereiro ainda tem o Honda CR-V presente na nona colocação. Outra surpresa da lista fica por conta do Wuling Mini EV. Ele é o único carro elétrico da lista e tem como destaque o fato de ser minúsculo e barato.

Changan CS75 [divulgação]
Changan CS75 [divulgação]

Dominação dos sedãs

O crescimento dos utilitários colocou fim à hegemonia do Nissan Sentra, que vinha liderando há uns bons meses. Chamado de Sylphy por lá, ele se tornou o carro mais vendido da China desde que a nova geração foi lançada. Ainda assim, os sedãs têm mais modelos no ranking dos mais vendidos.

Para os brasileiros pode até parecer algo de outro mundo o fato de que o Nissan Sentra vende mais que o Toyota Corolla. Mas a diferença de cerca de 2 mil unidades entre eles é pequena. Especialmente se considerar que o 12º carro mais vendido da China foi outro Corolla.

Toyota Levin [divulgaão]
Toyota Levin [divulgaão]
Com 14.061 unidades vendidas, o Levin nada mais é que a versão norte-americana do Corolla vendida com outro nome e por outra parceira da Toyota. Caso as vendas fossem somadas, ele seria o líder na China.

Há de notar também a presença do Buick Excelle Yinlang, que não passa da versão Buick do Chevrolet Onix Plus. Ele conta com a mesma plataforma do modelo produzido no Brasil, além de algumas peças internas e componentes mecânicos semelhantes.

Buick Excelle Yinlang [divulgação]
Buick Excelle Yinlang [divulgação]
Carros mais vendidos da China em fevereiro

  1. Changan CS75 – 32.697 unidades
  2. Haval H6 – 31.710 unidades
  3. Nissan Sentra – 26.645 unidades
  4. Buick Excelle Yinlang – 25.590 unidades
  5. Toyota Corolla – 24.970 unidades
  6. Volkswagen Bora – 20.817 unidades
  7. Wuling Hongguang Mini EV – 20.167 unidades
  8. Volkswagen Sagitar (Jetta) – 19.165 unidades
  9. Honda CR-V – 16.675 unidades
  10. Changan Eado – 15.043 unidades

>>Citroën quer novo SUV compacto e rival para Chevrolet Onix Plus

>>Onix Plus Midnight: sem erro como uma camiseta preta – Avaliação

>>Cinco carros esquecidos pelos brasileiros, mas que ainda são bons

Sobre o autor

João Brigato

3 Comentários

Clique aqui para comentar