Destaque Novidades

Taos não terá versão esportiva, mas Tiguan “GTI” está nos planos

Planos da Volkswagen para seus SUVs inclui uma variante esportiva de verdade para o Tiguan, mas não para o Taos
Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]

Enquanto na Argentina a Volkswagen investe para ampliar a produção e nacionalização do SUV médio Taos, lá nos EUA a marca joga um balde de água fria sobre o modelo. Rumores circulam desde o lançamento sobre um possível Taos R/ GTS / GTI / R-Line com motor 2.0 TSI. Mas isso não vai acontecer. Quem vai ganhar pimenta é o próximo Volkswagen Tiguan.

Hein Schafer, vice-presidente sênior de estratégia e produto do grupo Volkswagen América, deu uma entrevista ao CarBuzz e divulgou algumas direções sobre o futuro dos SUVs da marca. Comecemos pelo Taos. Diferentemente do Brasil que tem T-Cross e Nivus abaixo do Taos, por lá ele é o SUV de entrada da marca, ou seja, voltado a custo baixo e alto volume.

Schafer disse que a possibilidade de o Taos receber uma versão mais potente é “muito improvável” por conta do tipo de direção que ele tem no mercado norte-americano. Isso descarta totalmente a possibilidade de uma versão 2.0 TSI no Brasil? Não necessariamente, visto que o projeto do Taos na China, o Tharu, tem uma variante com o motor mais forte.

Volkswagen Taos [divulgação]
Volkswagen Taos [divulgação]
Caso venha a existir um Taos R-Line, GTS, GTI, R, ou qualquer outra sigla que seja, será um projeto localizado para a América Latina. Seria algo nos moldes do Polo GTS que também é exclusivo para a nossa região. Dada a fama da Volkswagen com modelos esportivos e a boa imagem que o Tiguan R-Line tinha por aqui, não é de se descartar.

Tiguan GTI?

Mas e o Tiguan? Shafer já se empolgou mais com o modelo, dizendo que “se vai ser uma versão R, talvez não, mas posso te dizer que haverá um derivado do Tiguan com um pouco mais de força e um pouco mais emocionante”. Ou seja, algo além dos 220 cv que o Tiguan R-Line e seu 2.0 TSI ofereciam quando ele era vendido no Brasil.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 2022 [divulgação]
Volkswagen Tiguan Allspace R-Line 2022 [divulgação]
O interessante é que o executivo afirmou que “estamos trabalhando em algo com mais potência para o Tiguan”, mas já se referindo à próxima geração. Apesar de recentemente reestilizado e ainda não presente no Brasil, o Tiguan vai mudar de geração em breve e a Volkswagen dos EUA quer que a versão esportiva seja baseada no próximo modelo.

Hoje o Tiguan tem uma versão R, porém somente na Europa em sua carroceria curta. Nas Américas, temos apenas o alongado de sete lugares. Mas, existem chances de que o Tiguan curto europeu e o Allspace norte-americano sejam fundidos em um só modelo, abrindo espaço para o Taos em outros mercados.

Volkswagen Tiguan
Volkswagen Tiguan R 2021 (divulgação)

>>Segredo: VW T-Cross 2023 mudará para ficar parecido com o Taos

>>Volkswagen investirá em produção e propaganda para vender mais Taos

>>Fiat confirma: Fastback será um Pulse cupê para brigar com Nivus

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva