Destaque Novidades

Carros da Tesla são “ameaça nacional” na China e estão banidos

Durante os próximos dois meses, nenhum carro da Tesla poderá circular por uma área específica do litoral da China
Carros da Tesla vão ficar ainda mais tecnológicos [divulgação]
Tesla Model S [divulgação]

Enquanto no Japão a Toyota proíbe que qualquer pessoa venda o Land Cruiser com menos de 1 ano de uso sobre o pretexto de “ameaça à segurança global”, os carros da Tesla foram expulsos de uma cidade na China. Sob o pretexto de “ameaça nacional”, Model S, Model 3, Model X e Model Y estão proibidos de circular em Beidaihe por dois meses.

Segundo informações da Reuters, a partir de 1º de julho até o final de setembro, qualquer carro da Tesla está proibido de entrar na cidade de Beidaihe. A cidade litorânea recebe encontros políticos nessa época com líderes governamentais e personalidades políticas que discutem ideias sobre mobilidade e outros assuntos a portas fechadas.

A China já tem adotado algumas políticas específicas para modelos da Tesla. Exemplos podem ser vistos em alguns vídeos circulando na internet mostrando policiais exigindo que motoristas dos carros elétricos da montadora americana usem outras vias ou se afastem de locais específicos.

Carros da Tesla vão ficar ainda mais tecnológicos [divulgação]
Tesla Model X [divulgação]
Em 2021, o governo havia banido totalmente a presença de qualquer carro da Tesla dentro de um complexo militar. A justificativa foi relacionada diretamente a problemas de segurança, visto que a Tesla relata em seu contrato de licença de produto que todas as informações e vídeos coletados pelo carro são compartilhados com a marca.

Em Chengdu diversos donos de Tesla foram proibidos de andar por certas ruas com seus carros durante a visita do presidente Xi Jinping, em junho. Novamente sob alegação de problemas quanto à segurança do compartilhamento de informações entre os carros e a montadora nos EUA.

Model Y [divulgação]
A Tesla tem um grande problema em mãos. Afinal, se todos os carros podem circular livremente por todas as ruas, mas um Tesla não, para que alguém comprará esse tipo de carro? Vale lembrar que a China é o país que mais compra modelos da marca norte-americana no mundo. Superando facilmente os EUA, onde eles começaram.

>>BYD Han é o maior tapa na cara de um carro no Brasil | Avaliação

>>Nova VW Amarok terá central multimídia estilo Tesla

>>Ford F-150 elétrica agora pode resgatar Teslas descarregados

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar