Novidades

Novos Tesla Model S e Model X adivinharão a hora de engatar a ré

Sem manopla de câmbio como antigamente, os novos Tesla Model S e Model X terão ré automática

Tesla Model S Plaid [divulgação]
Tesla Model S Plaid [divulgação]

Desde que a Tesla revelou o novo interior dos reestilizados Model S e Model X, muitas perguntas foram levantadas. Afinal, a marca os lançou com um volante estranhíssimo e removeu as hastes de comando dos limpadores e setas. Mas o que ninguém havia reparado ainda é que a Tesla também eliminou a manopla de câmbio.

Questionado por um usuário no Twitter, Elon Musk, CEO da Tesla, revelou que Model S e Model X de fato não têm mais um seletor de marcha. Segundo o executivo, “o carro consegue adivinhar que direção ir se baseando em obstáculos, contexto e através do GPS”.

Tesla Model X Plaid [divulgação]
Ou seja, tanto o sedã elétrico quanto o SUV elétrico, em tese, saberão a hora correta de engatar a marcha ré ou colocar o câmbio em Drive. Como isso funcionará na prática e se não haverá episódios de confusão total do sistema, ainda não sabemos. Mas a Tesla já se mostrou bastante eficiente em sistemas eletrônicos avançados.

Apesar disso, Musk garante que será possível escolher a marcha através da central multimídia ao invés de deixar o sistema atuando sozinho. Vale lembrar que os carros da Tesla não possuem botão de partida pois, ao serem destrancados, já estão prontos para rodar.

Outras remoções

Model S e Model X também abriram mão das hastes de comando para seta e limpadores. Para indicar a direção, há dois pequenos botões no volante. Já para os limpadores, o sistema automático está sempre ativo, mas é possível controla-lo pela central multimídia.

Outra atualização recente sobre os elétricos é que a Tesla oferecerá como opcional o volante com formato normal. Depois da polêmica causada pelo volante cortado e quadrado, o layout tradicional será ofertado para não afastar o público da marca – além disso, esse tipo de layout de volante é proibido em alguns países.

>>Chevrolet Onix vende menos que VW Santana e Tesla Model 3 na China

>>Audi A3 Sedan e A3 Sportback chegam em 2021, RS e-tron GT também

>>Tesla emplacou 27 carros no Brasil em 2020 sem representação oficial