Destaque Novidades

Tiggo 5X e 7 chegam à Itália com motor 2.0 turbo e frente de Tiggo 8

Nova marca Sportequipe importa carros da Chery para a Itália, mas deixou todos os SUVs com frente de Tiggo 8
Sportequipe 6 [divulgação]
Sportequipe 6 [divulgação]

Lá na Itália, Chery e JAC são mais próximas do que no Brasil, onde só coincidem por ser duas únicas marcas chinesas que restaram da primeira invasão. Na terra da pizza, modelos das duas marcas são vendidos sob o nome de DR. Só que a marca italiana resolveu expandir seu portfólio criando mais dois braços, sendo que um deles vende SUVs da Chery com frente de Tiggo 8.

A Sportequipe é a nova marca situada acima da DR e ao lado da ICKX (que vende modelos chineses off-road). Foram lançados cinco modelos da Sportequipe de uma vez, sendo três SUVs, um elétrico e uma picape. Um dos lançamentos, inclusive, é um modelo bastante recente no Brasil: o CAOA Chery iCar.

Sportequipe 1 [divulgação]
Sportequipe 1 [divulgação]
Vendido como Sportequipe 1 na Itália, o iCar europeu tem 250 km de autonomia e motor de 61 cv e 15,3 kgfm. São números iguais ao modelo no Brasil, mas por aqui a autonomia declarada é de 32 km a mais que o europeu. Isso se deve às modificações estéticas que a marca italiana fez.

Sportequipe 1 [divulgação]
Sportequipe 1 [divulgação]
Ele conta com rodas raiadas maiores e visual bem diferente do modelo brasileiro. Aqui, nada de elementos para lembrar um SUV, toda carroceria é pintada na cor da carroceria e os detalhes em preto tem acabamento brilhante. Para-choques são exclusivos, assim como a lanterna traseira escura.

Três faces de Tiggo 8

Mas o grande destaque da Sportequipe é sua linha de SUVs. Ela é constituída pelos modelos 5, 6 e 7, que são, respectivamente, Tiggo 5X, Tiggo 7 Pro e Tiggo 8 na linha brasileira da CAOA Chery. Coincidentemente, todos eles adotaram a frente do Tiggo 8, mas com grade frontal totalmente diferente.

Sportequipe 6 [divulgação]
Sportequipe 7 [divulgação]
Como o interior também é igual, basta escolher o modelo de acordo com a traseira e o comprimento. Ou ainda pela quantidade de lugares, já que Tiggo 5X e Tiggo 7 carregam cinco pessoas, enquanto o Tiggo 8 tem espaço para sete. O para-choque traseiro também foi modificado em todos os modelos, mas a retaguarda é igual aos CAOA Chery.

Sportequipe 7 [divulgação]
Sportequipe 7 [divulgação]
O que os europeus têm e nós não é mais pimenta. Como a Sportequipe foi pensada como uma marca esportiva chinesa, os três Tiggo podem ser equipado com motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina com 260 cv. Há ainda opção 1.6 turbo de 200 cv (aqui no Brasil esse motor entrega 187 cv e está só nos Tiggo 7 Pro e 8) ou 1.5 turbo de 154 cv (150 cv no Tiggo 5X).

Sportequipe 5 [divulgação]
Sportequipe 5 [divulgação]
Assim como na CAOA Chery, os Sportequipe 6 (Tiggo 7 Pro) e Sportequipe 7 (Tiggo 8) usam transmissão automatizada de dupla embreagem com sete marchas, independentemente do motor usado. Já o Sportequipe 5 (Tiggo 5X) vem equipado com câmbio CVT de nove marchas.

A gama da marca chinesa ainda conta com a picape K, que nada mais é que a JAC iEV330P vendida no Brasil como elétrica, mas que lá na Europa usa motor diesel. Especificamente um 2.0 turbo diesel de apenas 136 cv pareado a uma transmissão manual de seis marchas. A tração 4×4 é item de série.

Sportequipe K [divulgação]
Sportequipe K [divulgação]

>>Arrizo 6 volta híbrido leve e CAOA Chery eletrifica os Tiggo 5X e 7 Pro

>>CAOA Chery iCar será o menor carro do Brasil e o elétrico mais barato

>>Marca de luxo da CAOA Chery estreia em 2023 no Brasil com SUV híbrido

Sobre o autor

João Brigato

Comente

Clique aqui para comentar