Destaque Novidades

Todos os celulares com Android 11 terão acesso ao Android Auto sem fio

Anteriormente uma exclusividade de alguns aparelhos, o Android Auto sem fio será democratizado na nova geração do sistema operacional do Google
Android Auto [divulgação]
Android Auto [divulgação]

Assim como a Apple vem possibilitando que cada vez mais iPhones sejam compatíveis com o CarPlay sem fio, o Google decidiu democratizar o Android Auto. A partir da próxima geração do sistema Android, todos os celulares equipados com o sistema operacional terão compatibilidade com o Android Auto sem fio.

Além do Android 11, será necessário que o aparelho seja compatível com conexão de internet Wi-Fi de 5GHz, pois é através dela que se faz a conexão entre a central multimídia e o celular. A ideia do Google é que essa democratização do Android Auto sem fio ocorra nos próximos dois anos.

Atualmente apenas aparelhos Google Pixel e alguns Samsung Galaxy contam com conexão sem fio do Android Auto. Vale ressaltar também que nem todas as centrais multimídia de hoje trazem essa possibilidade de conexão, mesmo que ofereçam Apple CarPlay sem fio.

A Fiat promete que sua nova central multimídia, presente na Strada e na Toro, tem Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Vale lembrar que a conexão sem fio gasta muito mais bateria do que se o celular não estivesse nesse tipo de operação e é uma desvantagem crítica frente à conexão por fio, que por sua vez é capaz de carregar o celular.

Vale ressaltar que em alguns países da união europeia, Japão e Rússia a conexão de 5GHz Wi-Fi precisa de marcos regulatórios diferenciados, o que impossibilita a conexão do Android Auto sem fio. No Brasil o sistema Wi-Fi mais potente já funciona há anos sem o menor tipo de problema.

Consulte a fabricante do seu celular para se informar se o seu aparelho receberá a atualização para o Android 11 quando ele for lançado. Além disso, verifique se o seu celular tem suporte à conexão Wi-Fi 5GHz para fazer a conexão sem fio com centrais multimídia compatíveis.

>>T-Cross 200 TSI ou Nivus Highline: quem entrega mais?

>>Avaliação: testamos a configuração topo de linha da Fiat Strada

>>Moto Honda GL 1800 Gold Wing recebe integração com Android Auto

Sobre o autor

João Brigato

Um comentário

Clique aqui para comentar

Vídeo

Triumph T120 Black: uma clássica Bonneville com pegada agressiva