Destaque

Primeiro Toyota 100% elétrico é um SUV que nem Toyota parece

Um pouco de Lexus e um pouco de Honda e interior tipo Peugeot formam o novo SUV 100% elétrico da Toyota, apresentado ainda como conceito

Toyota bZ4X [divulgação]
Toyota bZ4X [divulgação]

Depois de popularizar a tecnologia híbrida ao redor do mundo com o Prius, a Toyota dá o primeiro passo em direção à eletrificação total. Seu primeiro modelo 100% elétrico de produção em massa e de vendas globais, o bZ4X foi apresentado como conceito. Mas, visualmente, ele está mais para uma mistura de Lexus com Honda e interior de Peugeot.

Dando início à nova família de modelos elétricos, o Toyota bZ4X tem até mesmo nome fora do padrão da marca. A sigla bZ tem com significado beyond zero (além do zero). Já o número mostra o posicionamento do modelo em linha, enquanto o X pode significar tração integral ou que se trata de um SUV.

Esteticamente o bZ4X traz poucos elementos que lembram um Toyota. A traseira, talvez, seja o maior ponto de conexão com outros modelos da marca. Isso é visto pelo desenho da tampa do porta-malas, semelhante ao do RAV4 e do Corolla Cross. Ainda assim, ele tem lanternas espichadas e conectadas que raramente são vistas em modelos da marca.

Toyota bZ4X [divulgação]
Toyota bZ4X [divulgação]
A lateral é puramente Lexus, com linhas bem marcadas, volumes ressaltados e caixa de roda com formato exótico. Já a dianteira tem um quê de Honda com faróis finos com desenho idêntico ao do HR-V. Eles são ligados por um plástico preto. Já a parte inferior na cor da carroceria forma um forte nariz.

Como um Peugeot, os instrumentos do painel digital do Toyota são vistos por cima do volante. Eles ficam bem afastados e são acompanhados por uma larga cobertura plástica. Há diversos comandos no volante, que tem desenho único. Bem ao centro do painel, uma gigantesca central multimídia flutuante faz par com os comandos do ar-condicionado.

Toyota bZ4X [divulgação]
Toyota bZ4X [divulgação]
Ele ainda traz seletor de marcha rotativo e porta-objetos iluminado no alto console central. A Toyota não revelou muitos detalhes sobre o modelo ainda, nem mesmo suas especificações mecânicas. Apenas prometeu que a versão de produção do bZ4X chegará ao mercado japonês e norte-americano em meados de 2022.

>>Honda City e Toyota Yaris Sedã passam de R$ 100 mil em São Paulo

>>Próxima Toyota Hilux terá motor V6 diesel de mais de 300 cv

>>Segunda geração do Toyota 86 é apresentada ainda longe dos brasileiros